Doutor, tenho 13 para 14 anos e 1,79 de altura. Isso é normal? Além disso, minha voz é meio afeminada e não engrossa. Algumas pessoas até pensam que sou gay por causa disso. Você acha que ela vai engrossar?
Primeiro, vamos falar da sua altura. Aos 14 anos é normal ter 1, 79 de altura? Para você é normal. Outros garotos podem ser mais baixos nessa idade, enquanto outros podem ser mais altos. Isso vai depender basicamente da genética dos seus pais. Então 1,79 aos 14 anos está OK. Você já deve ter começado a fase de estirão, o crescimento rápido, por isso você cresceu rapidamente e essa altura é normal para você.
Agora vamos falar sobre a sua voz. Não tem voz mais afeminada ou menos afeminada. Acho que isso tem muito a ver com preconceito, reforçado por seus amigos que ficam “zoando”, ou dizendo que você é gay, ou que tem a voz mais fina.
É importante desfazer este mito – não existe relação entre voz mais fina ou mais grossa e o indivíduo ser hétero, gay ou bissexual. Um homen gay pode ter a voz muito mais grossa do que um homem hétero, e uma coisa não tem nada a ver com a outra.
E se você fosse gay, qual seria o problema? Nenhum. Por isso, com a voz grossa ou fina, siga sua orientação sexual e ponto final.
Por fim, vale explicar o que faz a voz ficar mais grossa na adolescência. É o hormônio masculino que começa a circular mais, alterando o formato das cordas vocais e isso faz com que elas emitam um som mais grave. Essa é apenas uma das mudanças pelas quais os garotos passam na puberdade.
Talvez você ainda não tenha chegado nessa fase e sua voz ainda fique mais grossa. Mas existem homens que mesmo depois da puberdade podem ficar com a voz um pouco mais fina, e não tem nada de errado com isso. Então fique tranquilo, você está em desenvolvimento, você está bem, e não precisa se preocupar com esses comentários da galera.
@jairobouer "Me zoam pela minha voz" 🥺 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Get You - Official Sound Studio
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr