Doutor, estava com algumas dificuldades para dormir e tomei uma cápsula de melatonina. Eu tomo anticoncepcional e tomei melatonina no último dia da pausa. No dia seguinte, eu tive o sangramento normal de privação. Queria saber se a melatonina pode alterar a eficácia do anticoncepcional.
A melatonina, para quem não sabe, é um hormônio que sinaliza ao nosso sistema nervoso que está chegando a hora de dormir. Ela não interfere na eficácia do anticoncepcional, então você pode tomar.
Eu recomendo que você tome melatonina ou qualquer tipo de remédio ou suplemento sempre sob orientação de um médico.
Como você faz uso de anticoncepcional, é importante que você converse com seu ginecologista antes de tomar qualquer medicamento, para que o profissional possa passar as orientações corretas.
@jairobouer “Melatonina e anticoncepcional” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer
A melatonina, também conhecida como “hormônio do sono”, é produzida pelo corpo na glândula pineal, localizada logo acima do centro do cérebro. Esse hormônio ajuda a regular o ciclo de sono-vigília de seu relógio interno.
A melatonina é liberada quando o sol se põe. Isso nos deixa sonolentos – cerca de duas horas depois que a melatonina começa a ser liberada, estamos prontos para ir dormir. De manhã, quando o sol nasce novamente (ou você fica exposto à luz forte), os níveis de melatonina caem, avisando seu relógio interno que é hora de acordar.
Especialistas acreditam que a melatonina é geralmente segura para tomar todas as noites, mas estudos maiores são necessários para determinar se ela é eficaz e segura para todas as formas de insônia e, particularmente, para uso a longo prazo.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr