Você já ouviu falar de relacionamento pocketing? O termo, em inglês, significa guardar no bolso, e tem sido usado quando o parceiro trata de manter o relacionamento escondido do seu círculo social, sem apresentar a pessoa para amigos ou familiares.
Esse comportamento pode ser prejudicial à relação e ter um impacto significativo na saúde mental e na autoestima do parceiro que está “sendo guardado no bolso”.
Essas pessoas não querem apresentar o parceiro para amigos e familiares para evitar serem julgados, por terem vergonha, ou por estarem em constante busca de novos parceiros em aplicativos e redes sociais.
O comportamento pode criar uma sensação de isolamento no parceiro e impactar negativamente a dinâmica da relação.
É importante observar que o pocketing também pode ser uma forma de abuso emocional. Ao manter o parceiro escondido, a pessoa exerce um controle sobre o relacionamento, e limita as interações sociais do seu parceiro.
Ser guardado no bolso por um parceiro pode impactar muito a sua saúde mental e autoestima.
A falta de reconhecimento e de aceitação pública do relacionamento pode levar a sentimentos de solidão, isolamento e indignidade. Isso pode causar baixa autoestima, e dificultar a saída do parceiro do relacionamento.
É importante que os indivíduos que sofrem pocketing busquem apoio e considerem a possibilidade de fazer terapia.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr