Redação Publicado em 18/11/2021, às 15h00
Muitos adolescentes têm problemas ao tentar lidar sozinhos com a raiva. A questão é que expressões inapropriadas de raiva podem ter consequências graves para adolescentes, por isso é importante que os pais saibam o que podem fazer para ajudar.
A raiva é uma emoção frequentemente desafiadora para os adolescentes e às vezes pode ser avassaladora. Um adolescente que não sabe como lidar com sentimentos de raiva pode sentir um forte desejo de agir diretamente de acordo com esses sentimentos, mesmo quando isso o coloca ou a outras pessoas em risco.
Confira:
Por trás da raiva estão frequentemente emoções difíceis, como mágoa, frustração ou tristeza, que um adolescente tenta evitar ou não percebe que está sentindo. Quando um adolescente está expressando sua raiva de maneiras problemáticas, muitas vezes pode ser útil para ele entrar em contato com o que está impulsionando essa emoção e tentar entender como expressá-la e descarregá-la de maneiras mais saudáveis.
Sentir raiva não é realmente o problema para a maioria dos adolescentes. Embora a raiva possa produzir um desconforto físico e emocional significativo, é uma resposta apropriada a se sentir magoado, frustrado ou impotente. A raiva é uma emoção real e importante a ser vivenciada e da qual estar ciente; é a expressão dessa emoção que se torna uma luta para muitos adolescentes.
Muito parecido com uma criança que tem um acesso de raiva quando está chateada ou infeliz, um adolescente que experimenta emoções semelhantes muitas vezes tenta lidar com a raiva descarregando-a sobre outras pessoas ou objetos.
O desafio de ajudar adolescentes explosivos é mantê-los seguros enquanto aprendem maneiras de reconhecer a raiva e lidar com ela de maneira mais construtiva. Há muitas coisas que os pais podem fazer para ajudar um adolescente zangado a aprender maneiras de lidar com a raiva com sucesso. Veja como ajudar seu filho a lidar com sua raiva:
Se, mesmo com tudo isso, o adolescente ainda não conseguir controlar a raiva, é hora de considerar a ajuda de um profissional para chegar à raiz do problema e aprender maneiras de controlar esses sentimentos.
Via: Very Well Mind
Assista também: