Cientistas acreditam que as abóboras se originaram na América do Norte há cerca de 9.000 anos. As sementes mais antigas foram encontradas no México e datam de algum lugar entre 7000-5550 a.C. Eram um alimento básico e historicamente importante entre os nativos americanos. No Brasil, as abóboras são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas bem antes da colonização. Inclusive, sementes cultivadas pelos índios brasileiros foram levadas para a Europa pelos portugueses.
1-Aumenta o betacaroteno: assim como suas primas laranjas, a cenoura e a batata-doce, as abóboras são ricas em betacaroteno. Nosso corpo transforma esse antioxidante em vitamina A, que precisamos para enxergar, afastar os germes e para ter um sistema reprodutivo funcionando da maneira correta. Também ajuda o coração, os pulmões, os rins e outros órgãos a se manterem saudáveis.
2-Aguça a visão: uma xícara de abóbora pode fornecer 200% da ingestão diária recomendada de vitamina A. Se você conseguir, seus olhos vão agradecer. A vitamina A ajuda você a ter olhos saudáveis e a enxergar com mais clareza, especialmente em condições de pouca luz.
3-Diminui o risco de câncer: o estímulo de vitamina A da abóbora traz algo importante - um risco reduzido de certos tipos de câncer, como de pulmão ou de próstata. Você não obtém a mesma proteção apenas com suplementos de vitamina A.
4-Aumenta a imunidade: além do betacaroteno, as abóboras oferecem vitamina C, vitamina E, ferro e folato - todos os quais fortalecem o sistema imunológico. Mais abóbora na dieta pode ajudar as células imunológicas a funcionarem melhor para afastar os germes e acelerarem a cicatrização quando você tem uma ferida.
5-Reduz a hipertensão: a rica cor laranja da abóbora também é um sinal de que ela está repleta de potássio, nutriente crucial para baixar a pressão arterial. As sementes de abóbora sem sal também são repletas de minerais e esteróis vegetais que aumentam os níveis de colesterol HDL (o tipo “bom”) e também ajudam a manter os números da pressão arterial baixos.
6-Contém potássio: estudos mostram que níveis mais altos de potássio também podem diminuir o risco de derrame, cálculos renais e diabetes tipo 2. Outro bônus: o potássio também pode aumentar a densidade mineral óssea, aumentando a saúde dos ossos.
7-Afina a barriga: abóboras são ricas em fibras e baixas em calorias. Isso significa que fazem você se sentir satisfeito sem aumentar sua ingestão geral de alimentos durante o dia. Se está procurando uma maneira saudável de saciar a fome, a abóbora rica em nutrientes é uma boa escolha. O aumento de fibra em sua dieta também promove a saúde digestiva, então o que entra sai regularmente.
8-Proporciona um sono profundo:as sementes de abóbora têm triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir uma substância química chamada serotonina. Além de fazer você se sentir bem, a serotonina também é um fator importante na promoção de um bom sono.
9-Acalma a pele: o poder antioxidante do betacaroteno na abóbora trabalha para combater os efeitos do envelhecimento na pele. Também ajuda a aliviar a inflamação, o que mantém sua pele - e seu corpo - mais calmo e feliz.
10-Ajuda o coração: as chances de doença cardíaca diminuem à medida que a ingestão de fibras aumenta e a abóbora é carregada delas. Mas não é apenas a fibra que cuida do seu coração: a vitamina A e o potássio que você consegue quando adiciona abóbora à sua dieta também desempenham um papel importante na saúde desse órgão.
Com tantas coisas boas que as abóboras nos oferecem, certamente um muffin feito dela não fará mal. Mas os especialistas dizem para segurar nossos impulsos. A melhor maneira de obter os benefícios de saúde da abóbora é evitar o açúcar. Faça opções mais saudáveis, como abóbora assada, purê de abóbora, homus de abóbora ou sopa de abóbora.
Fonte: WebMD
Veja também:
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua