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Bebês não necessariamente precisam de brinquedos para se desenvolver

Pesquisa utilizou 40 bebês - iStock
Pesquisa utilizou 40 bebês - iStock

Redação Publicado em 29/09/2021, às 13h00

Bebês e crianças adoram brincar e os benefícios de jogos com objetos, como blocos, quebra-cabeças, carros, bonecas, etc, já foram documentados. No entanto, quase nada se sabe sobre como as brincadeiras naturais podem interferir no aprendizado dos pequenos. 

Na verdade, a grande parte das pesquisas sobre brincadeiras infantis é limitada a tarefas estruturadas em ambientes de laboratório adequados para crianças, onde bebês se envolvem com objetos predeterminados por um determinado período de tempo. Embora as observações estruturadas mostrem como os bebês exploram, interagem e aprendem com novos objetos sob condições controladas, elas revelam pouco sobre como os bebês brincam espontaneamente em seus ambientes cotidianos. Um novo estudo publicado na Child Development por pesquisadores da Universidade de Nova York teve como objetivo abordar justamente essa lacuna, examinando a brincadeira de bebês fora dos limites de um ambiente de laboratório e brinquedos pré-selecionados.

“Nossas descobertas mostram um primeiro passo essencial para identificar como funciona o aprendizado natural dos bebês”, disse Catherine Tamis-LeMonda, professora de psicologia aplicada na Universidade de Nova York. “Em um momento de desenvolvimento em que os bebês precisam adquirir informações sobre o que são os objetos e o que podem fazer com eles, a prática de brincar com uma variedade de objetos em casa é benéfica para o aprendizado. E a exploração variada é adaptativa.” 

Os participantes do estudo incluíram 40 bebês: 20 de 13 meses, 10 de 18 meses e 10 de 23 meses. Duas vezes mais crianças de 13 meses foram observadas para permitir comparações entre quem engatinhava e quem já andava. Os bebês, em sua maioria, eram de famílias brancas (75%), de classe média, que falavam inglês e eram filhos únicos. As famílias foram recrutadas na cidade de Nova York por meio de hospitais e referências. As mães tinham de 27 a 46 anos de idade e a maioria (93%) tinha diploma universitário ou superior e 65% trabalhavam em tempo parcial ou integral. O estudo foi realizado entre dezembro de 2017 e setembro de 2019. As famílias receberam um vale-presente de US$ 75 para cada visita.

Um pesquisador gravou bebês e suas mães com uma câmera de vídeo portátil durante duas visitas domiciliares, com interferência mínima. Os bebês eram livres para interagir com quaisquer objetos disponíveis. A interação com o objeto foi definida como bebês deslocando manualmente um objeto com as mãos. Bater as mãos em uma mesa ou passar as mãos em uma superfície não contava se o bebê não deslocasse o objeto nem tocasse outras partes do corpo além das mãos (por exemplo, chutar uma bola, chupar uma chupeta) ou tocasse o próprio corpo (incluindo roupas), o corpo da mãe ou o corpo de um animal de estimação.

Durante as brincadeiras em casa, onde os objetos são abundantes e os bebês ficam livres para brincar como quiserem, eles transitam entre dezenas de objetos por hora, em pequenas explosões de atividade, passando igualmente entre brinquedos e não brinquedos. As interações curtas resultaram em bebês gastando 60% de seu tempo interagindo com objetos. Além disso, os bebês passam tanto tempo brincando com objetos domésticos – lixeiras, caixas, travesseiros, controles remotos, bancos, portas de armários e assim por diante –quanto com brinquedos. Essas descobertas fornecem uma chave para a compreensão de como o jogo com objetos pode facilitar o aprendizado e o desenvolvimento cotidiano.

Confira:

“Nossa pesquisa produz uma imagem sem precedentes das interações com objetos espontâneos dos bebês”, disse Orit Herzberg, pós-doutorado na Universidade de Nova York. “Em vez de ver o comportamento infantil como volúvel e distraído, a atividade exuberante dos bebês deve ser vista como um recurso de desenvolvimento – uma oportunidade ideal para aprender sobre as propriedades e funções que impulsionam o crescimento nos domínios motor, cognitivo, social e de linguagem. Os bebês aprendem sobre o mundo brincando com o máximo de coisas possível, em pequenas explosões de atividade. E todo objeto é um objeto de jogo em potencial”.

Os autores reconhecem várias limitações da pesquisa. Primeiro, os bebês foram retirados de famílias educadas predominantemente brancas, de classe média alta, que viviam em uma grande área metropolitana, portanto, o experimento não foi testado em outras amostras, incluindo comunidades, em que os brinquedos manufaturados são raros ou mesmo inexistentes. Além disso, as interações de objeto dos bebês só foram observadas com a presença de suas mães; portanto, se as interações espontâneas dos bebês variam de acordo com os diferentes tipos de engajamento social, permanece uma questão em aberto.

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