Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h27 - Atualizado às 23h56
Você quer ajudar seu filho ou seu parceiro a comer melhor? Então diga o que ele pode comer, em vez de repetir o que ele não pode. Segundo pesquisadores norte-americanos, a maioria de nós não responde bem a mensagens que enfatizam o “não”.
A descoberta, feita pela equipe da Universidade de Cornell, lança luz sobre a baixa efetividade de campanhas de saúde pública que adotam a abordagem do medo para convencer as pessoas a comer melhor.
Segundo os pesquisadores, é preciso salientar os benefícios de consumir alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, em vez de fazer advertências contra os efeitos nocivos de itens ricos em açúcar ou gordura.
A equipe analisou 43 estudos internacionais publicados em periódicos científicos que envolviam mensagens nutricionais positivas ou negativas. Eles descobriram que, enquanto mensagens negativas tendem a funcionar bem com especialistas em medicina e nutrição, a maioria das pessoas que não entendem muito sobre o tema prefere ser abordada com informações sobre o que faz bem comer.
De acordo com o diretor do laboratório que estuda hábitos alimentares na universidade, Brian Wansink, pais devem se concentrar em transmitir aos filhos os benefícios da maçã e do brócolis, em vez de dizer que hambúrguer faz mal.
O resultado da análise, publicado no periódico Nutrition Reviews, será apresentado na conferência anual da Sociedade de Educação Nutricional e Comportamento, em Pittsburgh.