Da Redação Publicado em 12/11/2020, às 17h39
Samara Felippo deu o que falar ao compartilhar um ensaio fotográfico em que não fez retoques em suas imperfeições, na última quarta-feira (11).
A atriz usou o espaço para exaltar o empoderamento feminino e incentivar suas seguidoras a amarem a si mesmas.
“Já disse pra você mesma hoje, que você é incrível? Vai que dá tempo. Amanhã faz de novo!”, escreveu ela na legenda da publicação.
Nos comentários, a atitude foi aplaudida por internautas. “Você me inspira”, disse uma. “Obrigada por isso, eu tava precisando”, afirmou outra. “Que bom ver fotos verdadeiras de mulheres lindas! Fim à era da escravidão do ser perfeito, que não existe”, declarou a última.
A iniciativa de Samara em não aplicar retoques deve ser valorizada, já que muitos estudos têm mostrado que os transtornos alimentares aumentaram cada vez mais com a comparação provocada pelas redes sociais.
De acordo com uma pesquisa australiana da Universidade Flinders, 51,7% das garotas e 45% dos garotos apresentam comportamentos pouco saudáveis, como fazer jejum e abusar dos exercícios para ganhar músculos. E muitos deles tinham apenas 12 anos!
Dos entrevistados, 75,4% das garotas e 69,9% dos garotos tinham conta em pelo menos uma rede social, sendo o Instagram a mais utilizada. Metade deles tinha menos de 13 anos, idade mínima recomendada para o uso da plataforma.
Os pesquisadores afirmam ainda que quanto mais tempo os entrevistados passam nas mídias sociais, maior a frequência de comportamentos e pensamentos consistentes com transtornos como anorexia, bulimia ou vigorexia.
A equipe acredita que é preciso aumentar a resiliência dos jovens para os impactos provocados pelas mídias sociais.
Saiba mais
Marcela McGowan alerta sobre comparações nas redes sociais; saiba os principais perigos
Cleo desabafa sobre crises existenciais; o que é e por que acontece?