O tríceps é um músculo composto por três cabeças musculares e é um dos responsáveis por dar volume aos braços. Treiná-lo corretamente não apenas adiciona definição aos braços, mas também contribui para a força e estabilidade geral do membro superior.
Alguns benefícios importantes do treinamento de tríceps incluem:
Uma ótima forma de treinar os tríceps é usando as polias, ou cabos, ferramentes muito úteis em um programa de treinamento. Continue lendo para ver quais são as variações de exercícios de tríceps na polia!
A polia é um equipamento comum encontrado em academias, que consiste em uma corda ou barra conectada a uma série de pesos. A principal vantagem da polia é a capacidade de ajustar a resistência de forma gradual, permitindo um treinamento mais personalizado.
"Os exercícios de tríceps na polia sem dúvida são uns dos mais usados, podendo ser feitos com barras e cordas e permitindo variar as pegadas, atingindo todos os músculos do tríceps (cabeça longa, lateral e medial)", explica o treinador Emilio Maia, da academia Evoque.
Conheça algumas opções de exercícios de tríceps na polia!
Ajuste a corda na polia alta e segure com as duas mãos, mantendo os cotovelos próximos ao corpo. Estenda os braços para baixo, mantendo os cotovelos fixos, até que os braços estejam completamente estendidos e retorne de forma controlada.
Ajuste a polia na altura do abdome ou embaixo e segure a alça da polia com uma mão, mantendo o cotovelo elevado, alinhado com o ombro. Estenda o antebraço para trás, como se fosse um coice, mantendo o braço fixo, e retorne de forma controlada.
Utilize uma barra reta ou uma corda na polia alta e fique de costas para a estrutura. Então, segure a barra ou a corda acima da cabeça e estenda os braços à frente, mantendo os cotovelos fixos e sem mover os ombros.
O movimento é similar ao do tríceps corda, o que muda apenas é a posição das mãos, que ficam com as palmas voltadas para baixo. Segure a barra reta com as mãos afastadas na largura dos ombros e puxe a barra para baixo, estendendo completamente os cotovelos. Retorne de forma controlada
Ao realizar esses exercícios na polia, mantenha uma boa forma e controle do movimento para evitar lesões e maximizar os benefícios. Lembre-se sempre de ajustar o peso de acordo com sua capacidade e progressão e de buscar orientação profissional.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca