Da Redação Publicado em 10/11/2020, às 11h45
Whindersson Nunes usou suas redes sociais para conversar com os seguidores sobre sua vida pessoal e abordou o tema tratamento da depressão, na última segunda-feira (9).
O humorista abriu uma caixa de perguntas e um deles quis saber se o ator curou da condição e que fazia o uso de remédios há dois anos.
“Depressão é uma doença. Não tomar remédio para uma doença é como andar com uma ferida aberta por aí, é fácil se contaminar, se afetar. E você toma coisas todos os dias e não sabe, às vezes, que até te fazem mal, por que não tomar uma paradinha que vai ajudar você a se curar?”, afirmou Whindersson.
Ele aproveitou para dar um conselho ao fã: “Está tudo certo, irmão, tomar remédio não significa estar mal, significa que você se importa com você”.
Assim como Whindersson disse, o tratamento é importante para que a depressão seja controlada.
Caso você ache que está deprimido ou identifique o transtorno em alguém próximo, é necessário procurar um médico ou psiquiatra. Para quem não possui recursos financeiros, é possível buscar os ambulatórios especializados nos hospitais públicos, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou uma unidade básica de saúde (UBS), que fará o encaminhamento.
A combinação de remédio e terapia costuma ser a forma mais eficaz de tratamento. Casos mais leves, no entanto, podem se resolver apenas com a terapia, que pode ser realizada por psicólogos ou pelo próprio psiquiatra.
Vale ressaltar que as drogas levam algumas semanas para fazer efeito, e nessa fase, é preciso que o paciente seja acompanhado de perto. Os medicamentos nunca devem ser interrompidos abruptamente – isso pode ser perigoso. Medidas comportamentais, como atividade física, gerenciamento do estresse e até dieta saudável também são primordiais para a recuperação.
Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube
Saiba mais
Susana Vieira revela depressão durante a pandemia; como identificar a condição?
Sam Smith relembra ataques de pânico, ansiedade e depressão no início da carreira