Doutor, me cortei na academia em um aparelho que tem lá. Será que existe risco de HIV, se alguém tivesse se cortado antes de mim por ali também?
Que história! Você criou toda uma hipótese aí. Você se machucou um pouquinho num aparelho, ficou encanado que se alguém tivesse se machucado, também, poderia ter ficado um pouco de sangue, que, eventualmente, conteria vírus, e você poderia se infectar com esse vírus.
Não se contamina com HIV dessa forma. O risco de HIV está basicamente na relação sexual desprotegida, no compartilhamento de agulhas e seringas, ou da mãe para o filho durante a gestação ou na amamentação, se essa mãe não está tratada. Tirando isso, não existe risco de transmissão do HIV.
Compartilhar copo, talher, prato, eventualmente você colocar a mão em um lugar que alguém colocou a mão, ou você se cortar no aparelho de musculação, como você contou pra gente, isso não traz risco de HIV.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr