Doutor, temho TOC – transtorno obsessivo compulsivo – e já fui até medicado por algum tempo. Sempre tive um medo exacerbado de engravidar minhas parceiras e sempre que tenho alguma prática sexual fico verificando diversas vezes na minha cabeça se existe risco de gravidez. Em minha última relação apenas esfreguei o pênis na vagina, mas não penetrei, nem ejaculei. Isso durou no máximo alguns minutos. Tem chance de gravidez? Não importa quantas vezes eu cheque a dúvida não vai embora. Como lidar com essa situação?
Provavelmente você já sabe o que eu vou te responder: se você não penetrou, não ejaculou, não tem risco de gravidez, mesmo passando o pênis levemente na entrada da vagina da sua parceira. Então este é o ponto número um: não tem risco.
Segundo ponto: por mais que eu te fale isso, provavelmente você vai ficar encanado e não vai resolver esse medo, essa preocupação exagerada. Portanto o que isso mostra pra gente? Que o seu TOC, as suas ideias obsessivas estão descompensadas e que seria muito importante que você procurasse um profissional de saúde mental para te ajudar.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr