4 mitos e verdades sobre álcool e emagrecimento

Jairo Bouer conversou com a nutricionista Desire Coelho sobre a relação entre o consumo de álcool e a perda de peso

Redação Publicado em 23/09/2022, às 10h00

É importante comer antes de beber para evitar exageros - Arte

Neste episódio da nossa série especial Dose de Responsabilidade, em que entrevistamos especialistas sobre álcool e comportamento, Jairo Bouer conversou com a nutricionista Desire Coelho para esclarecer alguns mitos e verdades que envolvem o consumo de bebidas alcoólicas e a busca pelo emagrecimento. Veja só:

1. Álcool ajuda a emagrecer

Mito. Segundo Desire, para muitas pessoas, a bebida alcoólica inibe a fome. Pelo o álcool ser metabolizado no fígado, alguns indivíduos, quando bebem, perdem a fome, acabam não comendo e substituindo a refeição por uma bebida. Porém, a nutricionista fez um alerta:

De modo algum isso é aconselhado, existem até alguns transtornos alimentares que começam deste modo”. 

Desire lembra ainda que comer menos não é sinônimo de emagrecimento, até porque o álcool tem sete calorias por grama. Para ficar mais fácil de entender, um grama de carboidrato ou proteína fornece quatro calorias e um grama de gordura concede nove, ou seja, o álcool ficaria entre esses dois grupos.

Não podemos esquecer que quando falamos de álcool, como a caipirinha, ele também pode levar fruta e, muitas vezes, o açúcar, então a bebida tem todos esses componentes que podem acompanhá-la e aumentar o índice calórico”, complementou.  

2. Álcool pode abrir o apetite para alimentos mais calóricos

Verdade. Enquanto algumas pessoas relatam perder a fome ao beber, outras experimentam a abertura do apetite e, normalmente, a vontade é de consumir alimentos mais calóricos, como frituras. Desire explica que, quando consumimos bebida alcoólica, ficamos muito mais permissivos e suscetíveis a fatores associados ao prazer e à recompensa.

A questão da qualidade da comida está muito ligada à ideia de merecimento e de ter a comida ao alcance das mãos, como acontece com os aperitivos. Todo esse contexto traz muito o comer desatento e sem consciência, além de vários outros fatores associados ao momento de lazer e prazer que faz com que os alimentos mais calóricos sejam os preferidos na hora de consumir o álcool”. 

O mesmo pode acontecer na ressaca. Enquanto algumas pessoas de ressaca preferem consumir coisas mais leves, naturais e frescas, outras optam pelas ricas em gordura. Isso está relacionado à individualidade e depende de como cada corpo lida com o álcool.  

Confira:

 3. Comer antes de beber atrapalha o emagrecimento

Mito. Especialistas recomendam que as pessoas não bebam muito em um curto intervalo de tempo, que misturem a bebida com outros líquidos não alcoólicos, como água ou suco, e que comam antes de beber. Mas como conciliar tudo isso quando a pessoa tem o objetivo de emagrecer?

Fazer uma refeição leve e de qualidade antes de beber é muito importante. Pode ser uma iogurte com fruta, salada ou sanduíche natural, por exemplo. Isso evita que a pessoa chegue ao estado conhecido como voraz, em que a fome é urgente e entramos em um 'looping' que faz o prazer por comer se perder”. 

Assim, para quem quer emagrecer sem abrir mão desses momentos, a recomendação é fazer uma refeição leve antes, intercalar a bebida alcoólica com água, além de escolher porções não tão prejudiciais. 

A principal dica é não chegar com fome. A fome aumentada faz a gente perder a capacidade de escolher a qualidade e a quantidade”.

4. O álcool prejudica os resultados da atividade física

Verdade. Alguns estudos têm mostrado que o álcool é sim capaz de inibir algumas respostas agudas ao treino

Infelizmente não temos tantos estudos de longo prazo, mas os de curto prazo mostram que há sim um prejuízo. Vale lembrar ainda que, para algumas pessoas, o álcool atrapalha a qualidade de sono, e isso vai fazer com que ela fique mais cansada no dia seguinte e a chance de faltar na sessão de treino aumenta. Há sempre o ônus e o bônus”.  

Cada pessoa é única 

Antes de terminar o bate-papo, Desire enfatizou a importância de saber que cada ser humano é único e o que funciona para um pode não funcionar para o outro:

Não existe uma única coisa que vai servir para todo mundo. Por mais que algo tenha dado certo para algum conhecido, é importante ter consciência que o que funciona para mim é diferente do que funciona para você. Preciso entender dentro dos meus valores, estilo de vida e saúde o que faz sentido para mim. Isso vale tanto para o consumo de bebidas alcoólicas como para alimentação e para a prática de atividade física. Assim a pessoa estará mais perto de um estilo de vida que é realmente saudável e que ela vai ter prazer em fazer”.     

Quer saber mais?

Para saber mais sobre consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos, confira o conteúdo do site https://nareal.org/. Ajude a fazer a diferença e complete o teste Na Contramão no site https://drinkdriving.drinkiq.com/. Marque seus colegas e compartilhe com amigos ou familiares.

Como parte da iniciativa do programa Na Contramão, o Instituto Diageo vai realizar o concurso “Escolha Certa”, que vai premiar as melhores frases que abordarem o tema “beber e dirigir”, direcionadas para a conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado.

Para participar do concurso, os interessados precisam assistir todo o conteúdo do programa Na Contramão e receber o certificado de participação. Após isso, devem acessar o hotsite www.concursoescolhacerta.com.br para realizarem o seu cadastro e submeterem sua frase sobre o tema. As melhores frases serão premiadas com diversos prêmios, que podem ser conferidos no regulamento do concurso disponível no hotsite.

Assista à entrevista completa:

emagrecimento álcool dose de responsabilidade

Leia também

É preciso beber para se divertir?


4 motivações que levam alguém a dirigir depois de beber


"Maratona sexual": fazer sexo por horas ajuda a emagrecer?


Low fat, low carb ou mediterrânea? Veja as diferenças entre as dietas