Redação Publicado em 17/02/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 12 anos e meu pênis teve um aumento considerável de tamanho e, para a minha idade, acho que está muito grande. Ele tem 15 centímetros. Ainda pode crescer?”
Ter um pênis de 15 centímetros aos 12 anos realmente é considerado acima da média para a idade, mas isso não é nenhum grande problema. Ele ainda pode crescer um pouco mais.
Vale lembrar que existe uma variação normal de tamanho do pênis entre os homens ao longo do seu desenvolvimento, que pode oscilar de 12 ou 13 centímetros até 20 ou 21 centímetros. Se o menino está dentro desse intervalo, não há nada de errado.
@jairobouer "AINDA PODE CRESCER?” 🤔#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer
O pênis pode crescer até idades variadas, dependendo da pessoa. Quando o indivíduo começa a se desenvolver fisicamente mais tarde, o pênis cresce até os 17 ou 18 anos. Depois dessa faixa etária, pode acontecer um aumento, mas ele é bem pequeno e nada significativo.
Para aqueles meninos que começaram a se desenvolver muito cedo, o crescimento do pênis também pode parar antes, às vezes, com 15 ou 16 anos.
Confira:
Segundo um artigo publicado no Reino Unido, sim. O estudo é uma metanálise, ou seja, uma comparação de 17 publicações feitas sobre a média peniana em um universo de mais de 15 mil homens de todas as partes do mundo que tiveram as medidas dos seus pênis conferidas.
De acordo com os achados, o pênis médio tem as seguintes medidas:
Além disso, a pesquisa diz ainda que não há correlação entre marcadores biológicos e tamanho do pênis. Por exemplo, acreditava-se que a população masculina negra, em média, tivesse um pênis maior do que a população caucasiana que, por sua vez, teria um pênis maior do que o dos orientais. Porém, nada disso foi comprovado pelo estudo e não existem variação entre as diferentes populações.
Também não houve nenhuma descoberta significativa sobre a associação entre o tamanho do pé e do pênis – outro clássico – ou, até mesmo, relação com a estatura da pessoa. Em resumo, não existe nenhum marcador biológico confiável capaz de prever o tamanho do pênis de um indivíduo.
Vale lembrar que, assim como a cor dos olhos, o tamanho do nariz, a cor da pele, estatura e diversos aspectos físicos, o tamanho do pênis também é determinado geneticamente.
Veja também: