Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Acordo “molhado” e com cheiro estranho no pênis; o que fazer?

A polução noturna ocorre, normalmente, durante as fases de sono REM - iStock
A polução noturna ocorre, normalmente, durante as fases de sono REM - iStock

Redação Publicado em 19/07/2022, às 16h30

“Doutor, quase toda manhã parece que eu me molhei enquanto dormia. Acordo e vejo aquela manchinha na minha cueca, não sei se é xixi ou se é esperma, e ainda fica com cheiro. Tomo banho todo dia e não aguento esse cheiro. Hoje, por exemplo, passei perfume e desodorante nesta região.”

Em primeiro lugar, é importante ter cuidado com o que passamos nas nossas partes íntimas. Dependendo do produto, pode provocar alergia e gerar um incômodo na região do pênis. 

Além disso, essas "manchinhas" na cueca podem ser algumas gotinhas de xixi, polução noturna ou, ainda, alguma infecção no pênis que libera uma secreção durante a noite e mancha a cueca. Para ter certeza, o ideal é procurar avaliação médica de um urologista.

Confira:

O que é polução noturna?

A chamada polução noturna é uma ejaculação involuntária que acontece durante o sono. Normalmente ela ocorre à noite e acompanha as fases do sono REM, período em que a pessoa sonha e, em geral, pode ter relação com algum estímulo ou sonho erótico. 

Muitos homens relatam que ejaculam de manhã, um pouco antes de acordarem, e isso normalmente também está relacionado a alguma fase do sono. Vale lembrar que as poluções noturnas são situações extremamente comuns e não sinalizam nenhum tipo de problema. Assim, não é necessário ficar preocupado. 

Quando as ejaculações noturnas ficam mais frequentes, podem ter alguma relação com um período em que o homem tem feito menos sexo ou se masturbado menos.

É normal ter secreção no pênis?

Não é normal ter secreção saindo do pênis, exceto quando o homem está excitado, momento em que sai um pouco do chamado líquido pré-ejaculatório. Portanto, é preciso ficar de olho. Se essa secreção fora do momento de excitação tiver uma cor diferente, amarelada ou avermelhada, por exemplo, pode ser sinal de uma infecção.

De qualquer forma, uma secreção persistente no pênis, principalmente se apresentar coloração ou odor muito peculiares, deve ser analisada por um médico, fazendo os exames necessários e, se houver indicação, seguindo o tratamento recomendado. 

Veja também: