Redação Publicado em 19/11/2022, às 10h00
No programa Dose de Responsabilidade desta semana, respondemos a algumas dúvidas importantes sobre o consumo de álcool entre as mulheres.
Existem fases da vida em que elas correm maior risco de beber em quantidade excessiva? Sim. Na adolescência e também no climatério, as alterações hormonais próprias dessas fases da vida podem fazer com que as mulheres corram mais risco de beber mal, ou seja, em excesso.
Além disso, durante a idade fértil da mulher, as variações hormonais em algumas fases do ciclo menstrual podem trazer alterações de comportamento, como maior irritação ou ansiedade. E isso pode aumentar o risco de consumo, principalmente nos dias que antecedem a menstruação.
Outra dúvida frequente é se o excesso de álcool pode prejudicar a fertilidade da mulher. Alguns estudos têm mostrado que sim, e isso também vale para os homens.
Vale destacar que mesmo o consumo moderado durante a fase em que a mulher ovula, ou na segunda fase do ciclo, pode reduzir as chances de fertilização – esse é um ponto importante a ser considerado por quem pretende engravidar, seja agora ou no futuro.
Confira:
Algumas pesquisas ainda mostram que o consumo de álcool pode levar ao aumento do estrogênio. Assim, para mulheres no climatério que já fazem a resposição hormonal, essa situação pode elevar o risco de câncer de mama.
Ou seja: se a mulher que segue o tratamento também consumir álcool com frequência e/ou em quantidade, haverá maior quantidade do hormônio em circulação.
Para saber mais sobre este assunto, confira o site DrinqIQ.
Ouça aqui: