Álcool e direção: como a bebida afeta nossa capacidade de dirigir?

Jairo Bouer conversa com o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego

Redação Publicado em 21/09/2022, às 10h00

Mesmo em pequenas doses, o álcool afeta diversos aspectos envolvidos na condução de um veículo - Arte/Site Doutor Jairo

O tema desta entrevista da série Dose de Responsabilidade é muito importante: bebida e direção. Como enfatiza o médico Flávio Adura, diretor científico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), essa associação perigosa envolve não apenas quem consome bebida alcoólica, mas muitas outras pessoas.

Para conduzir um veículo com segurança, a pessoa precisa ser capaz de realizar com precisão uma série de movimentos. E costuma-se dizer que o álcool compromete o reflexo. "Se fosse só isso, já não seria pouco, mas na verdade é muito mais do que isso", avisa o médico. Veja, a seguir, as principais razões pelas quais a bebida alcoólica, mesmo em pequenas doses, afeta a segurança no trânsito:

1. Quanto mais a pessoa tiver bebido, maior sua chance de morrer, e isso até para os ocupantes do veículo que sofre impacto num acidente.

2. O álcool tira a atenção, e todo mundo precisa disso para dirigir.

3. Altera a capacidade da percepção da velocidade.

4. Prejudica a percepção dos obstáculos.

5. Faz com que a pessoa não consiga calcular direito uma distância para manter do veículo da frente, para realizar uma ultrapassagem, ou de fazer curvas.

6. Mais de 90% das informações que vêm do nosso cérebro para dirigir vêm da visão. E quando a gente consome, mesmo uma dose baixa (como um copo de cerveja), a acuidade visual fica prejudicada. Isso impede que a pessoa perceba um motociclista, ou um pedestre, por exemplo.

7. A bebida aumenta o tempo de reação – o instante em que o motorista percebe uma alteração e toma uma atitude, como desviar. Em geral é de meio segundo, e o álcool atrasa duas ou três vezes esse tempo.

8. Sem contar que o álcool altera o comportamento – inibe barreiras morais e a sensação de perigo, a pessoa fica eufórica e pode pesar mais no acelerador.

Em consequência disso tudo, e talvez até de outros efeitos não citados aqui, o álcool está presente em quase 50% das vítimas fatais dos acidentes de trânsito. 

Quer saber mais?

Para saber mais sobre consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos, confira o conteúdo do site https://nareal.org/. Ajude a fazer a diferença e complete o teste Na Contramão no site https://drinkdriving.drinkiq.com/. Marque seus colegas e compartilhe com amigos ou familiares.

Como parte da iniciativa do programa Na Contramão, o Instituto Diageo vai realizar o concurso “Escolha Certa”, que vai premiar as melhores frases que abordarem o tema “beber e dirigir”, direcionadas para a conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado.

Para participar do concurso, os interessados precisam assistir todo o conteúdo do programa Na Contramão e receber o certificado de participação. Após isso, devem acessar o hotsite www.concursoescolhacerta.com.br para realizar o seu cadastro e submeter sua frase sobre o tema. As melhores frases serão premiadas com diversos prêmios que podem ser conferidos no regulamento do concurso disponível no hotsite.

Assista à entrevista completa:

direção álcool bebida alcoólica acidente ressaca trânsito Abramet

Leia também

Só consigo "chegar em uma menina" se eu beber. E agora?


4 motivações que levam alguém a dirigir depois de beber


Tomar café ou comer doce depois de beber corta o efeito do álcool?


Beber álcool de “barriga vazia”: é perigoso ou não?