Leitora pergunta se é necessário usar os dois métodos ao mesmo tempo ou basta escolher um
Redação Publicado em 09/02/2021, às 12h00
Anticoncepcional de adesivo é seguro? Precisa de preservativo também?
Existem muitas opções de métodos hormonais no mercado, e todos são muito confiáveis para a prevenção da gravidez. Atualmente, é possível encontrar:
A diferença entre todos esses métodos é a durabilidade. Os implantes subcutâneos, por exemplo, duram em média de três a quatro anos. Tudo depende de como a mulher se adapta e com qual ela se sente mais confortável. As adolescentes geralmente se queixam da pílula anticoncepcional porque é necessário lembrar de tomar direitinho, apesar de hoje existirem diversos aplicativos e recursos para ajudar nessa tarefa.
Os adesivos são colocados em alguma parte do corpo da mulher e ele faz com que o hormônio seja absorvido aos poucos. A troca é realizada toda semana e, normalmente, a pausa tem duração de sete dias, e é nesse período que ocorre a menstruação.
Dessa forma, todos os métodos hormonais são muito seguros e o uso adicional do preservativo estaria ligada à proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Se o casal está iniciando a vida sexual, tem uma relação exclusiva ou fizeram todos os testes, em teoria não é preciso utilizar o preservativo.
Entretanto, a recomendação é fazer uso do “método duplo”, ou seja, recorrer ao preservativo e ao método hormonal até que o casal esteja mais estabilizado. Após essa etapa, eles podem optar por um dos caminhos.
Pílula do dia seguinte: tire todas as suas dúvidas sobre o método
Maconha pode melhorar vida sexual feminina? Médicos comentam estudo
“Emendar a cartela da pílula anticoncepcional pode ser perigoso?”
Marcela Mc Gowan dá dicas para se proteger no sexo entre mulheres