Antidepressivo e álcool: por que algumas pessoas não podem misturar?

O medicamento age no sistema nervoso central, assim como as bebidas alcoólicas

Redação Publicado em 13/01/2021, às 14h51

Alguns medicamentos podem potencializar os efeitos do álcool, assim como pode ocorrer o contrário - iStock

Tomo um antidepressivo bastante conhecido e notei que durante alguns meses me sinto bem melhor em relação ao que sentia. Porém, quando consumo bebida alcoólica tem um efeito negativo para mim. 

O antidepressivo é um remédio que age no sistema nervoso central, mexe com nosso funcionamento, alguns neurotransmissores e tem uma metabolização que passa pelo fígado. 

Quando um remédio tem ação no sistema nervoso central o médico recomenda bastante para o paciente tomar muito cuidado com a ingestão de bebida alcoólica, já que o álcool também age neste mesmo local, assim como tem metabolização no fígado. 

Sendo assim, alguns medicamentos podem potencializar os efeitos do álcool, assim como pode ocorrer o contrário. Portanto, é muito importante conversar com o médico responsável para que ele alerte sobre esses riscos e efeitos, já que para cada indivíduo as substâncias apresentam reações diferentes.

Vale lembrar: é muito importante para quem toma remédios que atuam no sistema nervoso central moderar o consumo de álcool, porque as duas substâncias podem interferir uma com a outra.

álcool antidepressivo misturar

Leia também

Antidepressivo e ansiolítico engordam?


Uso problemático de álcool cresceu 19% a cada semana de quarentena


Marido bipolar que abusa de álcool e drogas; como agir?


Antidepressivo é pra animar e ansiolítico, pra desanimar?