Apareceu uma “pelota” no meu pênis; o que fazer?

Seguidor conta que surgiu algo parecido com uma espinha em seu pênis e ele quer saber se precisa se preocupar

Redação Publicado em 19/04/2022, às 16h30

A gravidade das manchas no pênis depende da natureza de cada uma delas - iStock

“Doutor, preciso da sua ajuda. Nasceu uma ‘pelota’ grande no meu pênis, parece uma espinha. Eu estou morrendo de medo, o que deve ser?”

Pode ser apenas uma espinha mesmo, de repente algum folículo de pelo infeccionou na região e acabou provocando a formação dessa “pelota”. Caso não melhore em alguns dias, a recomendação é buscar a avaliação de um dermatologista ou de um urologista. 

Se o homem teve uma relação sexual sem proteção, também existe o risco de ser alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e seria importante investigar.  

Confira:

Ter manchas no pênis é perigoso?

Se as manchas estão com o homem desde cedo ou há muito tempo, é possível que sejam naturais, uma característica ou que apareceram como parte do processo de desenvolvimento do corpo

Alguns homens têm na glande – também conhecida como cabeça do pênis – manchas mais escuras ou mais claras, da mesma forma que as pessoas apresentam manchas mais escuras em diversas partes do corpo. Eventualmente, elas também podem aparecer no pênis ou na glande.

Outros ainda têm manchas mais claras e, até mesmo, áreas descoloridas na cabeça do pênis. Um exemplo é o vitiligo, que provoca uma mancha descolorida em algumas partes do corpo, inclusive nos genitais.

Entretanto, se a mancha apareceu de uma hora para outra ou depois de uma relação sexual e se, além dela, existe algum outro tipo de sintoma, como dor, coceira e descamação, é muito importante procurar um médico dermatologista

Veja também:

 
pênis glande tira dúvidas

Leia também

Eu me masturbo de um jeito diferente; isso pode fazer mal?


Meu pênis tem 15 centímetros; como faço para aumentar?


Dá pra quebrar o pênis?


4 curiosidades sobre o pênis