Seguidor conta que a lesão surgiu mesmo sem ele nunca ter tido uma relação sexual
Redação Publicado em 29/04/2022, às 18h00
“Doutor, apareceu como se fosse uma verruga na pele do meu pênis, mas eu nunca tive relação sexual nem nada do tipo. O que pode ser?”
Se o homem já tivesse tido uma relação sexual e ela ocorresse sem proteção, haveria uma chance de que essa lesão fosse provocada pelo HPV, um vírus que causa verrugas no corpo e na região genital.
Mas, mesmo sem sexo ou qualquer outro tipo de contato íntimo, eventualmente as pessoas podem apresentar uma lesão por HPV na região genital. Isso porque, em algumas situações, aconteceu o compartilhamento de roupas íntimas, toalhas, cueca e sunga, o que pode trazer o risco de transmissão do vírus.
Entretanto, não dá para ter certeza se a verruga que apareceu no pênis é realmente um sinal da presença do HPV. Por isso, é muito importante que diante de qualquer lesão que aparecer na pele, especialmente na região genital, o indivíduo busque a avaliação médica de um dermatologista.
Confira:
O HPV é a sigla em inglês para o Papilomavírus Humano, que é um grande grupo de vírus extremamente comuns na população e que afetam pele e mucosas.
Existem mais de 100 tipos de HPV, sendo que aproximadamente 14 tipos estão associados ao câncer. A principal forma de transmissão é o contato sexual, inclusive quando não há penetração. Conheça três mitos sobre a condição:
1. A manifestação do HPV é sempre visual, com verrugas
Mito! A infecção por HPV geralmente não apresenta sintomas na maioria das pessoas e, em alguns casos, o paciente pode ficar meses ou anos sem apresentar qualquer sinal de HPV. Para além disso, as famosas verrugas não são a única forma em que a infecção se apresenta. De acordo com o tipo do vírus, a pessoa pode ter manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).
2. HPV é um problema apenas para as mulheres
Mito! O HPV é responsável por praticamente todos os casos de câncer de colo de útero, que ainda causa muitas mortes no Brasil. Mas ele também pode provocar uma parte dos cânceres de ânus, de vulva, de vagina, de pênis e de orofaringe (boca e garganta).
3. Apenas tomar a vacina é suficiente para prevenir a infecção por HPV
Mito! A vacina contra o HPV é uma das formas de prevenir a infecção, entretanto ela não evita todos os tipos do vírus. A vacina quadrivalente protege contra dois tipos de HPV de baixo risco (6 e 11), que causam verrugas nos genitais ou no ânus e contra outros dois tipos de alto risco (16 e 18), que são os mais associados ao câncer. Por isso, o uso do preservativo nas relações continua importante (inclusive no sexo oral), bem como os exames regulares de papanicolau para as mulheres.
Veja também:
Além do HPV há outras ISTs que podem causar câncer de colo de útero?
Tenho manchas escuras na cabeça do pênis; é normal?
Verrugas: é mesmo necessário tirá-las?
HPV: um casal pode se curar ou sempre haverá reinfecção?