Se expor ao sol nesta época do ano exige alguns cuidados adicionais
Redação Publicado em 07/01/2023, às 10h00
Aproveitar o verão com atividades ao ar livre com os amigos faz muito bem para saúde mental. Isso ajuda a controlar melhor o estresse, a ansiedade e até sintomas depressivos.
Mas se expor ao sol nesta época do ano exige alguns cuidados adicionais, para evitar queimaduras, manchas, ressecamento, envelhecimento e câncer de pele.
Separamos para vocês algumas dicas para evitar todos esses riscos:
1. Evite o sol entre 10 da manhã e 4 horas da tarde quando a incidência de radiação é mais intensa.
2. Use protetor solar com FPS (fator de proteção solar) 15 ou mais. Um dermatologista pode indicar qual o melhor tipo de fotoprotetor para você (lembre-se que todo mundo precisa de proteção, inclusive quem tem pele negra).
3. Reaplique o protetor a cada duas ou três horas, ou em intervalos ainda menores, caso a pessoa transire muito e/ou entre no mar ou na piscina.
4. Use bonés, óculos com lentes de proteção contra UVA (ultravioleta tipo A) e UVB (ultravioleta tipo B) e roupas leves, para dar camadas adicionais de proteção para a pele do corpo, couro cabeludo e olhos.
5. Hidrate bem a pele no final do dia. Depois de um dia de sol, um banho frio ou morno, além de uma boa hidratação, ajudam na recuperação da pele.
6. Não abuse do sol – ele não vai sumir do mundo! Moderar na exposição pode trazer bem-estar, conforto e, principalmente, saúde no Verão.
7. Para terminar, faça um acompanhamento regular com o seu dermatologista, em qualquer época do ano, para avaliar pintas, manchas e lesões na pele.
Sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar!
Descubra o Vida V, uma assinatura de saúde que garante descontos e preços acessíveis em consultas, exames e medicamentos: https://vivo.tl/site-drjairo
Verão: não esqueça de proteger seu couro cabeludo do sol
Saúde do homem: 3 sinais que exigem cuidados
5 sinais de câncer de pele que vão além de uma pinta anormal
Saiba qual o protetor solar certo para o seu tipo de pele