Calma, existem várias causas possíveis para o atraso acontecer
Dr. Jairo Bouer Publicado em 08/04/2023, às 14h00
O tema de hoje apavora muitas mulheres de todas as idades: atraso menstrual. O principal temor é que esse atraso possa ser causado por uma gravidez não planejada. Mas saiba que existe um enorme número de causas de atraso menstrual.
Para começar: muitas mulheres, sobretudo as mais jovens, podem ter uma irregularidade menstrual que é normal. A situação pode ter diversas origens. Entre as adolescentes, o principal motivo é o próprio processo de transformação no corpo e as mudanças na produção dos hormônios sexuais que acontecem durante a puberdade.
De forma geral, essa irregularidade tende a diminuir com o amadurecimento do sistema reprodutivo. Mas algumas mulheres seguem com algum grau de irregularidade mesmo na vida adulta.
Tanto no caso das adolescentes como no das mulheres adultas é importante fazer um acompanhamento ginecológico para acompanhar essas irregularidades, entender até que ponto elas são naturais (fisiológicas) e investigar eventuais causas, quando a irregularidade ou o atraso fogem muito de um padrão. A Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo, pode levar a irregularidades menstruais.
Outro ponto importante: mesmo quem tem o ciclo absolutamente regular e previsível, eventualmente pode enfrentar uma antecipação ou atraso. De novo: esse atraso eventual pode ter inúmeras causas. Quer saber algumas delas?
-Uma fase de estresse intenso
-Um quadro de infecção importante
-Atletas de alta performance
-Dietas radicais com perda importante de peso e de gordura corporal
-Transtornos alimentares
-Uso de alguns medicamentos
-Uso de pílula do dia seguinte em algumas fases do ciclo
-Menopausa e climatério
entre outras possibilidades.
E é claro que quem fez sexo sem proteção, não usa nenhum método contraceptivo e estava no período fértil pode enfrentar uma gravidez, uma causa comum do atraso menstrual.
Por tudo isso é sempre importante estar em contato com seu ginecologista, que vai monitorar sua saúde e passar todas as informações necessárias.
Gostou das informações? Ficou com mais alguma dúvida? Se ficou, escreve para a gente e lembre-se: procure um ginecologista com quem você se sinta confortável, tendo todo o suporte necessário, sem julgamentos, e com o máximo de acolhimento.
Este conteúdo é uma parceria com a Oya Care
Qual a hora certa de ir ao ginecologista pela primeira vez?
Alterações na vulva: usar pomada da amiga não resolve!
Março Amarelo: sentir dor durante o sexo não é normal!
Pílula do dia seguinte: tem problema usar com frequência?