O surfista vem rendendo vários memes na internet ao sofrer “apagões” durante conversas com outros brothers
Redação Publicado em 04/04/2022, às 17h00
Surfista de ondas gigantes, Pedro Scooby entrou no BBB 22 e logo viralizou nas redes sociais com seu jeito tranquilo, descontraído e “paz e amor”. Não é à toa que um de seus lemas é “a vida é irada, vamo curtir”.
Entretanto, a passagem de Scooby na casa mais vigiada do país também vem rendendo muitos memes na internet, especialmente dos seus famosos “apagões” durante as conversas, quando, “do nada”, ele fixa o olhar em um único lugar e parece ir para “outra dimensão”.
Durante uma live, Jairo Bouer comentou os episódios e explicou se isso pode indicar ou não a presença de alguma questão de saúde. Segundo o psiquiatra, é difícil precisar um diagnóstico apenas observando através de uma televisão, mas existem hipóteses que poderiam explicar o fenômeno.
Eu amo os apagões do Scooby. Tela azul!
— Andre Garça 🎧 (@AndreGarca) March 23, 2022
🍁🍁😂😂#BBB22 #RedeBBB pic.twitter.com/kR5AiL1Qgh
Esses apagões do Scooby lembram muito um tipo de convulsão que existe chamada ‘crise de ausência’, que são breves lapsos de atenção. Apesar de serem mais comuns em crianças, também podem afetar os adultos e, geralmente, acontecem em pessoas que têm histórico de outros tipos de convulsões”, explicou.
Jairo disse ainda que os indivíduos com essa condição passam a impressão de um olhar perdido durante alguns segundos (parecem que estão olhando para o nada) e podem apresentar certos movimentos estereotipados, como vibração de pálpebras e movimentos de mastigação.
Confira:
Outra questão interessante é que, talvez, Scooby seja um adulto com um quadro mais leve do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Às vezes, a pessoa não tratou o TDAH na infância e o quadro acaba evoluindo até a vida adulta. Nessa idade, o transtorno perde um pouco essa coisa da agitação e da hiperatividade, pesando mais na dificuldade de concentração e de atenção”.
O psiquiatra enfatiza que existem diversas possibilidades que podem explicar os apagões de Scooby. Além das já citadas (crise de ausência e TDAH), Jairo levantou outras duas opções:
Outras pessoas têm isso (de dar uma desligada) como uma característica própria e que não é possível encaixar em nenhum tipo de transtorno. Especialmente quando o indivíduo tem muita coisa na cabeça, está sobrecarregado ou preocupado, por exemplo, ele pode se distrair e perder o foco com mais facilidade”, opinou.
Além disso, essa desatenção também pode ser observada em pessoas que usam algum tipo de substância, como a maconha. Ao fazerem uso, elas podem parecer desligadas, desatentas e sem foco.
4 benefícios do cochilo para a saúde e a performance
Cérebro: descubra 12 bebidas que podem estimular este órgão
Habilidades mentais podem melhorar com envelhecimento
Pesquisa sugere que Covid-19 pode causar dificuldade de concentração