BBB 22: Briga por comida levanta a questão: fome é psicológica?

Todo ano, a briga por comida dentro do BBB é um tema de discussão, mas será que tem fundamento?

Redação Publicado em 08/02/2022, às 10h00

Confira o que Jairo Bouer acha sobre o assunto - Reprodução / Globo

Toda edição do Big Brother levanta a discussão de racionamento de comida. Não é incomum que os participantes reclamem de fome, digam que vão dormir para não se sentirem mal e briguem por conta da escolha dos alimentos.

Nessa edição, especificamente, até o VIP (que tradicionalmente tem mais comida) está dando o que falar e os brothers cogitaram esconder os alimentos de Lucas para não ter que dividir — já que ele come demais.

Antes desse fato, porém, já havia acontecido uma conversa entre o jogador e Tiago Abravanel. Para Lucas, o público quer entretenimento, “mas a galera tá indo dormir pra não passar fome”. Tiago, então, respondeu: “Isso é uma escolha. É uma forma de sobrevivência tomar água e ir dormir”.

Mas, afinal, fome é psicológica? 

Segundo Jairo Bouer, fome pode até ter um componente psicológico. “A gente sabe que quando a pessoa está muito ansiosa, pode ficar com mais fome. Ou gente que dormiu mal e está muito estressada também pode ficar com mais fome, em uma tentativa de se compensar”, explicou ele. 

No entanto, fome é uma resposta do organismo à falta de alimento. “Você tem seus hormônios que regulam saciedade e fome e, se você comeu pouco ou está com baixa quantidade de energia disponível, vai sentir fome”.

Ouça a resposta completa:

fome big brother brasil bbb 22

Leia também

BBB 22: Linn ia dormir sem banho porque ficou na piscina; isso é correto?


BBB 22: Como lidar com a abstinência sexual no confinamento?


BBB 22: Sisters comentam sobre sonhos eróticos; o que eles significam?


BBB 22: Por que Viny não entrava na piscina?