Discussão foi levantada após Bárbara dizer que vitiligo de Natália era causado por questões emocionais
Redação Publicado em 10/02/2022, às 11h00
A participante Natália, do BBB 22, já falou inúmeras vezes sobre seu vitiligo, doença não contagiosa que ocasiona manchinhas na pele. Segundo a sister, ela ainda era criança quando percebeu a doença e a trata desde então.
No entanto, o que chamou a atenção foi uma fala recente de Bárbara, que comentou que o vitiligo da outra sister provavelmente é tão espalhado pelo corpo por conta de questões emocionais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza por perda da coloração da pele. Isso acontece por conta da destruição dos melanócitos, nome dado às células que formam a melanina, pigmento que dá cor à pele.
Confira:
A doença também é autoimune e, por isso, segundo Jairo Bouer, muitas vezes os pacientes correlacionam o aparecimento do vitiligo com alguma questão emocional que eles vivenciaram. No entanto, a questão genética é o principal fator.
“Mas não dá pra dizer que pessoas com vitiligo mais intenso ficaram desse jeito porque têm muitas questões emocionais”, explica o médico. “O que determina a progressão da doença são as cargas genéticas da pessoa.”
Ele ainda comenta que a fala de Bárbara é inadequada, porque acaba culpabilizando a pessoa que tem a doença.
Ouça a resposta completa:
BBB 22: Arthur Aguiar é acusado de gaslighting; entenda o que é
BBB 22: Algum participante da casa pode ser narcisista?
BBB 22: tomar banho de biquíni ou sunga traz riscos?
BBB 22: Briga por comida levanta a questão: fome é psicológica?