Redação Publicado em 16/03/2022, às 11h00
Quando uma pessoa faz uso exagerado do álcool, é normal que ela tenha alguns comportamentos diferentes do que teria caso estivesse sóbria. Falar mais alto, sentir menos vergonha, dar mais risada e até chorar são algumas das coisas que acontecem com quem bebe demais. Mas, e xixi na cama, será que pode acontecer?
Jairo Bouer diz que sim! “Às vezes o indivíduo faz xixi na cama do nada, mesmo sem beber. É incomum na vida adulta, mas pode acontecer. E, muitas vezes, pode realmente ter a ver com isso: beber demais e perder o controle dos esfíncteres”, explica o médico.
No entanto, isso não significa que a pessoa está desenvolvendo incontinência urinária! Essa condição costuma ser caracterizada pelo vazamento involuntário da urina, provocado pelo desgaste e pela perda do tônus muscular na região pélvica. O tipo mais comum é a chamada incontinência urinária de esforço. que ocorre quando a pessoa ri, tosse, espirra, corre ou realiza algum movimento específico. Há também a por urgência, na qual acontece a perda urinária após um súbito desejo de urinar, normalmente quando a pessoa está muito próxima do banheiro.
Nas duas situações, o vazamento pode ser leve, moderado ou pesado. e a gravidade é avaliada pelo tamanho do impacto na qualidade de vida e/ou através da medição da quantidade e frequência do escape.
A incontinência também pode ser provocada por outras condições médicas, como diabetes, obesidade, inflamação vaginal e uretral, demência e doença de Alzheimer. Além disso, certos comportamentos são capazes de aumentar o risco de desenvolvimento da condição, incluindo o tabagismo.
Logo, um vazamento pequeno de xixi em uma ou outra ocasião, principalmente quando há bebida envolvida, não caracteriza incontinência urinária.
Ouça a resposta completa dele: