Redação Publicado em 23/11/2022, às 18h00
“Doutor, tenho 16 anos e repentinamente apareceram umas bolinhas avermelhadas no meu pênis. Eu nem sei o que pode ser. Estava conversando com a minha namorada e achamos que pode ser herpes, mas não tenho certeza.”
Apenas por um relato também não podemos ter certeza de um diagnóstico para as bolinhas vermelhas no pênis. Realmente, a herpes é uma possibilidade, já que é caracterizada por lesões avermelhadas que, normalmente, lembram pequenos cachos de uva, são dolorosas e podem liberar uma secreção.
Além disso, pode ser uma alergia, algum tipo de infecção – como uma candidíase –, ou ainda lesões provocadas pela própria pressão feita sobre o pênis no momento da masturbação e da relação sexual. Caso não melhore em até dois dias, a recomendação é procurar um profissional de saúde para uma melhor avaliação e tratamento (se necessário).
@jairobouer “Bolinhas vermelhas” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Lazy Sunday - Official Sound Studio
Se as manchas estão com o homem desde cedo ou há muito tempo, é possível que sejam naturais, uma característica ou que apareceram como parte do processo de desenvolvimento do corpo.
Alguns homens têm na glande, também conhecida como cabeça do pênis, manchas mais escuras ou mais claras, da mesma forma que as pessoas apresentam manchas mais escuras em diversas partes do corpo. Eventualmente elas também podem aparecer no pênis ou na glande.
Confira:
Outros ainda têm manchas mais claras e, até mesmo, áreas descoloridas na cabeça do pênis. Um exemplo é o vitiligo, que provoca uma mancha descolorida em algumas partes do corpo, inclusive nos genitais.
Entretanto, se a mancha apareceu de uma hora para outra ou depois de uma relação sexual e se, além dela, existe algum outro tipo de sintoma, como dor, coceira e descamação, é muito importante procurar um médico dermatologista.
Veja também: