Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Brochei e só consegui de novo quando estava alcoolizado; o que fazer?

Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock
Falhas de ereção podem acontecer eventualmente e não devem ser levadas como um problema - iStock

Redação Publicado em 10/01/2022, às 18h00

“Doutor, alguns meses atrás comecei a me relacionar com uma garota. Na primeira vez que a gente foi para o quarto, meu menino dormiu. Depois consegui com ela, mas estava alcoolizado. Só que, a partir dessas experiências, não consegui mais. Com outras meninas não rola essa dificuldade. Por que eu não fico tranquilo com ela?”

Provavelmente, o menino ficou meio tenso, nervoso e ansioso em relação a essa garota. Talvez, o fato de ter falhado uma vez com ela seja algo que o incomoda, impedindo que ele consiga repetir outras ereções.

Além disso, pode ser que, com essa menina, ele se cobre mais, seja porque gosta dela ou a acha muito atraente, por exemplo, provocando também uma dificuldade de ereção.

A recomendação é tentar ficar mais tranquilo e evitar ficar lembrando do que aconteceu. Lembre-se: não é necessário beber para conseguir fazer sexo,tente aproveitar o momento.

@jairobouer “MEU MENINO DORMIU!” 😱 #DoseDeResponsabilidade♬ som original - jairobouer

Todo homem brocha?

Todo homem, em algum momento da vida, está sujeito a brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso para a situação e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são os riscos de ocorrer novamente. 

Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade. 

Confira:

Todos esses problemas podem gerar um processo inflamatório no corpo, impactando as terminações nervosas e prejudicando o processo de ereção. Nesses casos, é necessário procurar ajuda médica para uma avaliação mais crítica. Vale lembrar também que, com a idade, mais estímulos são necessários. 

Porém, se o homem é jovem, saudável e tem problemas com ereção, provavelmente isso está ocorrendo por questões emocionais. Ele talvez esteja ansioso e tenso, desenvolvendo a chamada “ansiedade de performance”, que cria um ciclo vicioso: quanto mais ansioso, mais difícil é de ter uma ereção. Para resolver, o ideal é avaliar a situação, conversar com a parceira ou parceiro e procurar ajuda especializada. 

O álcool pode prejudicar o sexo?

A relação entre álcool e sexo é complicada. Como inúmeras coisas da vida, existe um lado bom e um lado ruim.

A bebida alcoólica pode ajudar alguém a se abrir para atividades sexuais saudáveis, mas, se consumida em grandes quantidades, também pode levar a situações perigosas. Veja algumas delas:

1. Julgamento prejudicado

Se não estivermos com uma pessoa que nos dê segurança, o álcool pode fazer com que tomemos decisões alteradas sobre fazer sexo ou nos tornar vulneráveis a relações sexuais desprotegidas.

Isto ocorre porque o álcool exacerba os comportamentos sexuais de risco e aumenta a probabilidade da ocorrência de relações sexuais sem preservativo com parcerias não estáveis, causando maior exposição às infecções sexualmente transmissíveis e relações não consensuais. A bebida alcoólica em excesso não ajuda no bom desempenho sexual, falso mito que precisa ser combatido.

2. Baixo desempenho sexual

Muito álcool geralmente causa disfunção erétil. Para as mulheres, pode desidratar a vagina, tornando a penetração desconfortável e, até mesmo, dolorosa.

3. Nos separa da realidade

Estar em estado de embriaguez, às vezes, é uma forma passiva de não estar presente de verdade com nossa parceria ou de compreender as necessidades sexuais e emocionais da outra pessoa.

Veja também: