Doutor Jairo
Assista » Dúvida

A camisinha escapou sem querer; tem risco de gravidez?

A camisinha também atua na função de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) - iStock
A camisinha também atua na função de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) - iStock

Redação Publicado em 02/10/2022, às 11h00

“Doutor, tive uma relação sexual há dois dias e usamos camisinha. Porém, antes de ejacular, a camisinha escapou sem querer por um breve momento e tenho medo que o líquido pré-ejaculatório acumulado na camisinha tenha entrado nela. Tem chance de gravidez? Ela usa pílula anticoncepcional regularmente há quatro meses.”

Nesse caso, não há risco de gravidez por dois motivos. Primeiro porque a menina está usando pílula anticoncepcional de maneira correta há quatro meses, e isso por si só já previne uma gestação indesejada. Além disso, foi muito rápido o escape da camisinha e o menino ainda não tinha ejaculado. Assim, o risco de uma gravidez seria muito pequeno, mesmo se a parceira não estivesse fazendo uso da pílula. 

@jairobouer “Escapou?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Beat Automotivo Tan Tan Tan Viral - WZ Beat

O que é líquido pré-ejaculatório?

O líquido pré-ejaculatório é o que escapa do pênis antes ou durante a relação sexual. Normalmente, esse líquido começa a ser liberado quando o homem tem uma ereção e fica excitado. Ele antecipa a chegada do sêmen, que sai no momento da ejaculação

Confira:

Se um casal transar sem camisinha e o homem tirar o pênis apenas na hora de gozar, o risco de gravidez existe sim! Esse líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode conter espermatozoides, principalmente se o homem tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes daquela relação.

Isso significa que, durante a penetraçãoespermatozoides que estejam no líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina. Se a mulher estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez. Lógico que esse risco é menor do que se ejacular dentro, mas esse risco existe e a dica é não vacilar.

9 erros comuns ao usar a camisinha

camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existe e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, ainda evita as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes. 

Além da reutilização do preservativo masculino, confira outros nove equívocos comuns na hora de usar a camisinha:

  1. Esperar para colocar o preservativo depois que a relação sexual já começou;
  2. Tirar a camisinha antes de a relação terminar;
  3. Não usar proteção para fazer sexo oral;
  4. Colocar a camisinha do avesso, tirar e usar a mesma (mas dessa vez do lado certo);
  5. Usar objetos pontiagudos ou o próprio dente para abrir a camisinha;
  6. Não checar a data de validade;
  7. Usar uma camisinha do tamanho maior que o necessário;
  8. Guardar o preservativo na carteira ou em locais expostos ao calor;
  9. Usar óleos, cremes ou vaselina junto com a camisinha (a regra é usar só lubrificante à base de água).

Outras recomendações

Não se esqueça de que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto ele é desenrolado sobre o pênis.

Outro detalhe importante é tirar o pênis da vagina antes que amoleça para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.

E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso não é recomendável. Por fim, nunca é demais lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro. 

Veja também: