Neste Novembro Azul, aproveitamos para falar sobre a saúde masculina. E um dos assuntos do mês é o câncer de próstata. Afinal, essa doença só acontece com homens mais velhos? E quais os principais sintomas?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás, apenas, do câncer de pele do tipo não melanoma.
Um terço de todos os casos de câncer que acontecem em homens são na próstata. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), há cerca de 73 mil casos novos todos os anos no país, e 75% deles acontecem em homens com mais de 65 anos.
Isso não significa dizer que o câncer de próstata não pode acontecer em homens mais jovens. Principalmente em homens da população negra, homens com história de câncer de próstata na família e expostos a fatores de risco, como obesidade, tabagismo, dieta rica em gorduras, excesso de álcool, homens que fizeram reposição hormonal ou usaram anabolizantes. Esses homens têm mais risco de ter câncer de próstata mais cedo, por isso o recomendado é que, a partir de 50 anos, todos os homens façam controles periódicos com o médico urologista.
Para muitos homens, esse câncer evolui de forma silenciosa, sem manifestar sinais ou sintomas por muitos anos, às vezes décadas.
Mas, quando os sintomas aparecem, normalmente eles incluem dificuldade de urinar, urinar muitas vezes, acordar no meio da noite para urinar, jato fraco de urina, uma sensação de que resta urina na bexiga depois de ir ao banheiro, entre outros.
Esses sintomas são muito parecidos com os de outros problemas na próstata, como a prostatite e o crescimento benigno da próstata.
Eventualmente, o sangramento pela uretra pode acontecer, e nos casos mais avançados, pode haver dor nos ossos e gânglios.
É preciso que os homens se conscientizem da importância de fazer a prevenção ao câncer de próstata, que eles vençam sua resistência e assumam o controle e os cuidados com a sua saúde.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr