O problema é comum entre as mulheres e costuma deixá-las preocupadas
Redação Publicado em 30/10/2021, às 12h19
Doutor, cisto na mama pode virar câncer?
Os cistos na mama são algo comum e, na esmagadora maioria dos casos, eles são benignos, ou seja, não causam qualquer problema. Mas é importante que a mulher, ao perceber qualquer alteração nos seios durante o autoexame, procure o médico para que ele possa fazer uma avaliação.
Vale lembrar que o autoexame periódico não substitui a mamografia, que é capaz de identificar lesões minúsculas, que são imperceptíveis, por isso uma coisa não substitui a outra.
Tem sim. A grande maioria dos casos têm cura, e quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, maiores as chances de sucesso.
Veja a resposta completa:
Um dos passos mais importantes para se identificar algo de errado na mama precocemente é a mulher conhecer bem o seu corpo. Sentir algum nódulo, alterações na forma da mama ou do mamilo, pele com aparência diferente no seio, ou secreções com sangue, por exemplo, são motivos para ir ao médico.
De qualquer forma, é importante destacar que a maioria dos casos de câncer de mama não tem sintomas nas fases iniciais. A mulher só descobre algo ao fazer os exames, como a mamografia, e aí sim o médico vai investigar a alteração. Por isso é tão importante fazer o controle.
Em geral, as mulheres devem fazer a mamografia a partir dos 40 anos de idade, a não ser quando há casos de câncer de mama na família – aí o exame é indicado a partir dos 25 anos.
E o que é uma calcificação?
São pequenos depósitos de cálcio em algumas áreas do corpo. No caso da mama, a presença de uma calcificação pode ser, em alguns casos, indício de que pode haver alguma lesão tumoral em formação. Vale lembrar que o câncer de mama não é uma, mas um conjunto de diversas doenças diferentes, com características próprias.
Assista também:
Câncer de mama: exame anual traz risco? E quando fazer teste genético?
Efeito Angelina Jolie: gene X câncer de mama hereditário
O que você pode fazer para evitar o câncer de mama?
Veja 6 mitos e 2 verdades sobre o câncer de mama