Coceira nas partes íntimas após perder a virgindade: o que pode ser?

Ela diz que o casal usou proteção e ela se lavou direitinho depois da relação

Dr. Jairo Bouer Publicado em 16/07/2023, às 16h00

Ela diz que sente coceira há dois dias e não pode falar com a mãe sobre o assunto - iStock

Doutor, perdi a virgindade e um dia depois estou sentindo coceira nas minhas partes íntimas. Usamos proteção e me lavei direitinho depois. Não estou com nenhum outro sintoma além da coceira. Já faz dois dias e ainda não passou. Não posso falar com a minha mãe porque ela não aprova. O que pode ser?

Primeira coisa: você teve uma relação sexual, a primeira relação sexual, e vocês usaram camisinha desde o começo: ponto para vocês.

Esse desconforto pode estar acontecendo por uma alergia ao látex, à borracha da camisinha. Essa é uma possibilidade.

A própria relação sexual – o atrito do pênis com a vagina pode provocar uma irritação na mucosa, e isso também pode levar a algum grau de coceira e desconforto.

Outra questão que pode acontecer, mesmo vocês usando camisinha o tempo inteiro,  com a movimentação, com a mudança de pH vaginal, essas questões todas, pode haver favorecimento do crescimento de algum micro-organismo, um fungo, uma bactéria ou um protozoário. Isso pode provocar coceira e depois pode levar até a um corrimento.

Muitas vezes pode ter coceira sem um corrimento evidente também. Então, o que eu acho importante: você procurar um ginecologista para poder conversar sobre esse desconforto, principalmente se ele está persistindo, se ele já está durando alguns dias e não melhora.

Como fazer isso sem sua mãe saber, se ela não aprova? Eu acho que, por exemplo, você pode falar para ela que está chegando a hora de você ir ao ginecologista, que você está com algumas dúvidas, quer pensar em algumas questões, e aí ela vai com você, ela sai da sala em algum momento da consulta e você conversa com o ginecologista sobre tudo o que aconteceu.

sexo camisinha virgindade saúde íntima coceira vulva

Leia também

Falhei na primeira vez e agora temo falhar de novo; o que fazer?


Coceira nos pelos pubianos: devo me preocupar?


5 razões pelas quais sua vagina pode ter uma reação alérgica


Como saber se tenho alergia ao látex da camisinha?