Doutor, tive há uma semana uma relação com meu ficante e, depois disso, comecei a ter ardência na vagina e logo começou um corrimento amarelo com cheiro forte. Pode ser uma doença sexual? Não tenho relação boa com a minha mãe para pedir para ir em um ginecologista. O que fazer?
Se você já faz sexo, você tem que cuidar da sua saúde, você tem que cuidar do seu corpo. Se você não tem uma relação boa com a sua mãe, é importante que, mesmo assim, você garanta sua ida ao ginecologista.
Como? Você pode ir no SUS (Sistema Único de Saúde), num posto de saúde perto da sua casa, e você vai ter atendimento gratuito. Se vocês têm um plano de saúde, você pode ir ao ginecologista sem a sua mãe. Ou, se for um caso extremo, você precisa conversar com ela e explicar que não está bem, e que você precisa ir ao ginecologista e não quer que ela fique na sala com você. Ou que ela entre, mas depois saia, para garantir sua privacidade e o sigilo médico.
É importante que você chegue ao ginecologista. Por quê? Porque você fez sexo e, provavelmente, não usou camisinha. Você pode ter entrado em contato com algum micro-organismo que está provocando algum tipo de infecção na sua vagina. Você está com ardência e corrimento com uma aparência diferente – amarelado – e que tem cheiro forte. Isso é um forte sinalizador de uma infecção vaginal que precisa ser tratada rapidamente. Ou você vai continuar sofrendo e pode ter o risco de complicações, além de infectar outros parceiros ou seu parceiro.
Já se você usou camisinha e, mesmo assim, apareceu o corrimento, é possível que o próprio ato sexual tenha transportado micro-organismos de uma região para outra do corpo, levando ao aparecimento de uma infecção.
Assim, independente de ter usado preservativo ou não, possivelmente você tem uma infecção decorrente da prática sexual e é importante que você trate o mais rápido possível.
@jairobouer "Acho que peguei alguma coisa" 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ Goal!!! - Official Sound Studio
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr