Com HIV indetectável preciso tomar cuidado no sexo?

Dúvida: Dr. Jairo me ajuda, estou com HIV indetectável, posso transmitir o vírus no sexo? Que cuidados devo tomar no tratamento? Dr. Jairo: Se você tem

Jairo Bouer Publicado em 09/10/2020, às 14h15

-

Dúvida: Dr. Jairo me ajuda, estou com HIV indetectável, posso transmitir o vírus no sexo? Que cuidados devo tomar no tratamento?

Dr. Jairo: Se você tem uma relação suspeita, o que a gente recomenda atualmente é que você procure um serviço de saúde para você fazer o teste o mais rápido possível.

Se esse teste der eventualmente positivo, é fundamental que você inicie e comece o tratamento assim que possível. Com isso, com os esquemas modernos de uso de antivirais que a gente tem hoje, em alguns meses, em dois ou três meses a pessoa passa a ter o vírus indetectável no sangue.

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

O que significa isso? Que o vírus HIV deixa de circular no sangue por ação dos medicamentos, da combinação de medicamentos antivirais que a pessoa está usando.

Se o vírus não circula no sangue, a pessoa não transmite o vírus para outras pessoas, então é o que a gente fala, hoje: indetectável é igual a intransmissível.

Agora isso significa que eu posso fazer sexo sem proteção? Em teoria, se você continuar a fazer sexo sem proteção, você não vai transmitir o vírus HIV, mas eventualmente você pode se infectar com outras ISTs, outras infecções transmitidas pelo sexo, por isso que quando a gente fala hoje em prevenção combinada, quem não quer usar a camisinha precisa discutir com o seu médico a possibilidade de, além do tratamento contra o vírus HIV, fazer testes de tempos em tempos para checar a presença de outras ISTs.

Quanto antes detectar qualquer IST melhor, porque a gente trata e evita a transmissão de uma pessoa para outra.

Então esses são os cuidados mais importantes, mesmo para quem está indetectável.

Agora, qual a importância de a gente manter corretamente o tratamento?

O vírus passa a ser indetectável porque o medicamente está agindo. Se a gente deixa de tomar o medicamento corretamente, esse vírus pode ganhar força, ele pode sair de eventuais reservatórios que ele está e voltar a circular no sangue, e a pessoa corre o risco de começar a ter consequências por conta do vírus HIV e ela pode transmitir para outras pessoas.

Por isso é fundamental você manter o esquema correto de tratamento, aquele que foi indicado pelo médico e, de tempos em tempos, fazer os exames de controle.

Hoje esse é um conceito central, um conceito muito importante. Se a pessoa é indetectável, ela não transmite o vírus e essa também é uma estratégia importante para conter a pandemia ou a epidemia de HIV, já que você diminui os riscos de transmissão.

Saiba mais:
Homens com nível detectável de HIV têm mais comportamento de risco

DST HIV IST HIV indetectável sexo sem proteção tira dúvidas

Leia também

Homens com nível detectável de HIV têm mais comportamento de risco