Como cuidar da higiene íntima fora de casa?

Na correria fica difícil fazer a higiene usando água corrente e sabonetes apropriados

Dr. Jairo Bouer Publicado em 14/07/2023, às 14h00

É importante respeitar o pH e a saúde da região íntima - iStock

Na correria do dia a dia, muitas vezes a mulher não consegue estar em casa ou interromper as atividades cotidianas para fazer a higiene íntima, usando água corrente e sabonetes apropriados.

Muitas mulheres acabam utilizando lenços umedecidos e desodorantes íntimos. Mas será que eles higienizam mesmo? É importante estar atenta.

Muitos lenços têm em sua composição agentes irritativos, com fragrâncias sintéticas e parabenos que podem provocar alergias, irritações, coceira, desconforto e alterar o pH e a composição da flora vaginal, aumentando o risco de corrimentos e infecções, principalmente se o uso for recorrente.

Já os desodorantes íntimos não têm a função de higienizar. Eles foram desenvolvidos apenas para “mascarar” o odor característico da região íntima, colocando em xeque a naturalidade feminina.

A mulher contemporânea pode contar com alternativas inovadoras que contêm ingredientes naturais em sua composição, e que a mantenham higienizada, fresca e hidratada mesmo fora de casa. E o que é mais importante, que respeitem o pH e a saúde da região íntima. Converse com seu ginecologista sobre essas alternativas!

Este conteúdo é uma parceria com Nuaá.

 

saúde feminina higiene vagina íntima

Leia também

Higiene íntima: entenda como o pH protege a vulva e a vagina


Cada fase da vida demanda cuidados específicos de higiene íntima


Lubrificantes íntimos e hidratantes intravaginais: qual a diferença?


Tudo bem compartilhar sabonete? Dermatologistas dão dicas de higiene