Como encarar a menopausa de uma forma mais tranquila?

Jairo Bouer e a jornalista Fabiana Scaranzi falam sobre como atravessar essa fase da vida da melhor maneira

Milena Alvarez Publicado em 04/11/2022, às 16h00

A menopausa é o nome dado à última menstruação e marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher - iStock

Jairo Bouer realizou uma live com a participação da jornalista Fabiana Scaranzi para debater algumas questões que envolvem a menopausa, uma fase da vida que pode assustar e ser um grande desafio para muitas mulheres.

Antes de comentar sobre maneiras de atravessar esse momento de uma forma tranquila, Jairo quis falar sobre o processo evolutivo. Segundo ele, a maior parte dos seres vivos (especialmente os mamíferos) tem ciclos reprodutivos até o final da vida. O ser humano, por sua vez, pode viver 20, 30 ou 40 anos sem ter essa questão como foco da sua existência.

É muito interessante pensarmos, do ponto de vista evolutivo, que a menopausa é uma fase importante da vida. Essa mulher mais velha tem, além do biológico, uma função social evolutivamente desenhada. É um momento importante de mudança, mas que tem uma série de outros significados também”, comentou. 

Confira:

Mais maturidade e segurança

Fabiana lembrou que a menopausa pode vir acompanhada de várias outras questões que ajudam a enfrentar esse período de forma mais leve. Além disso, ela enfatizou a importância da comunicação em todo o processo. 

 Uma mulher pode se redescobrir. Temos mais maturidade, estamos mais seguras até para continuar a vida sexual. Você se relaciona muito melhor consigo mesma e acaba ficando mais tranquila em relação ao outro. É uma fase de mudanças, precisamos nos redescobrir e nos reinventar”.

Estar mais segura e, consequentemente, com uma boa autoestima, leva também a mulher a ter uma experiência com a sexualidade muito mais plena durante a menopausa. Nessa fase, ela já resolveu algumas “encanações”, tabus e estigmas, por exemplo. Sem contar o fim da preocupação com uma possível gravidez: 

Durante tanto tempo, a mulher pensa em sexualidade com a gravidez. Esse é um momento em que ela pode experimentar essa esfera da vida sem a pressão do risco de engravidar. São muitos pontos importantes e positivos”, pontuou Jairo. 

Segundo o psiquiatra, quando estamos diante de uma mudança grande e desafiadora, se conseguimos olhar por um outro ângulo, é possível enxergar milhares de oportunidades e caminhos. E isso pode ser mais fácil quando conversamos com alguém, ou seja, colocar para fora o que sentimos facilita a percepção das emoções e dos sentimentos.

Fabiana finalizou abordando a questão da longevidade. Daqui para frente, a tendência é que vivamos cada vez mais e aprender a se cuidar e a entender melhor o processo da menopausa é um ponto chave para enfrentá-la com coragem:  

A gente vai envelhecer mais porque vamos viver mais. Precisamos ressignificar essa questão da longevidade, da velhice e da menopausa. Quanto mais falamos sobre isso, mas aceitamos a ideia e nos aceitamos também.”   

Assista o bate-papo completo:

saúde da mulher menopausa climatério

Leia também

Climatério: sintomas podem vir antes das alterações hormonais?


Perdi a vontade de viver depois da menopausa; o que fazer?


Dá pra aumentar a libido mesmo depois da menopausa?


Ter resiliência durante a menopausa pode levar à melhor saúde sexual