Doutor Jairo
Assista » Digestão

Como evitar o excesso de gases na academia?

Em alguns casos, o excesso de gases pode ser resultado de uma dieta inadequada ou de problemas de saúde - iStock
Em alguns casos, o excesso de gases pode ser resultado de uma dieta inadequada ou de problemas de saúde - iStock

Solto muitos gases na academia e fico constrangida, o que eu faço?

Soltar gases, assim como arrotar, é algo normal e faz parte do nosso processo digestivo. Mas muita gente morre de vergonha quando isso acontece em público.

Em média, a gente solta pum de 15 a 20 vezes por dia. Em alguns casos, o excesso de gases pode ser resultado de uma dieta inadequada ou de problemas de saúde, como a intolerância alimentar.

Noventa e nove por cento dos gases que soltamos não cheiram mal, por isso, em tese, você não precisaria segurar o tempo todo. Segurar não faz mal à saúde, mas pode causar dores, à medida que esses gases destendem a parede intestinal.

Na academia, pela pressão abdominal em alguns exercícios, você pode acabar soltando mais gases. A sugestão é procurar um médico e um nutricionista para repensar a sua dieta.

Uma caminhada leve, de uns 30 minutos, depois das refeições pode ajudar bastante a dispersar o excesso de gases e a distenção abdominal.

Este conteúdo é uma parceria com JCom.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr