Como falar com meu ginecologista sobre sexualidade?
O diálogo com o médico no consultório é fundamental para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas.
Mas e se eu ficar vergonha?
Não existe razão para isso. Não é preciso ficar constrangida em falar sobre sexualidade com o médico, ainda mais com o ginecologista, que é a melhor pessoa para discutir esse assunto com você.
É claro que é preciso estabelecer uma relação de confiança, de segurança, com esse ginecologista, e isso acontece gradualmente. Nem sempre é necessário chegar ao consultório pela primeira vez e perguntar tudo de uma vez.
Com o tempo, construindo essa relação de confiança, você deve perceber que o profissional está aí para te ajudar, e, assim, você tem esse espaço seguro para conversar.
E se mesmo assim eu tiver vergonha?
Se mesmo assim você ficar com vergonha, você pode falar para ele: “Estou com vergonha de falar sobre sexualidade, mas tem uma dúvida que está me incomodando”. Junto com você, o ginecologista vai poder trazer essas informações de uma maneira clara e tranquila.
Será que não é melhor procurar as dúvidas na internet?
A verdade é que a internet tem muita coisa boa, mas também há informações incorretas. Então é preciso checar com o seu ginecologista se aquilo que você encontrou na web está certo. Ele está mais do que preparado e capacitado para tirar todas as suas dúvidas.
E se minha mãe não quiser sair da sala no momento em que eu quiser fazer as perguntas?
É importante que você tenha um espaço, na consulta com o ginecologista, um momento da consulta que é só seu. Sua mãe estará fora da sala para que você possa fazer suas perguntas. Isso é absolutamente natural, é rotina na vida de todo ginecologista que atende adolescente.
E se ele não entender aquilo que eu estou perguntando, ou não responder exatamente aquilo que eu quero saber?
Às vezes, quando uma pessoa fala e a outra ouve, no meio do caminho cria-se um ruído – o profissional pode não entender direito o que você quer saber. Nesse caso é só dizer “não era bem isso o que eu queria saber” e, então, explicar sua dúvida novamente.
Só saia do consultório quando todas as suas dúvidas estiverem resolvidas. É muito melhor ter informação de alguém que está avalizado para fazer isso, que estudou para fazer isso, que pode te deixar mais segura para evitar comportamentos que podem ser prejudiciais para a sua vida e para a sua sexualidade.
Então, de novo: busque um diálogo direto e objetivo com o ginecologista; com confiança e com segurança. Isso tudo vai fazer toda diferença na sua vida sexual.
Este conteúdo é uma parceria com Tarja Rosa.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr