Redação Publicado em 23/03/2022, às 16h00
O outono oficialmente começou e, com a queda de temperatura, muita gente pode perceber a rinite um pouco mais atacada. Segundo Jairo Bouer, a rinite é uma inflamação da mucosa do revestimento interno do nariz, que leva a espirros, obstrução nasal, lacrimejamento dos olhos, coceira no nariz, entre outros sintomas. Segundo o médico, a rinite pode ocorrer durante o ano todo.
Confira:
De acordo com Jairo, a rinite alérgica tende a se manifestar com mais frequência quando o clima esfria, já que esse é o momento em que as pessoas tiram do armário cobertas e roupas que ficaram muito tempo fechadas. "Tudo isso, muitas vezes, tem poeira e ácaros, o que pode desencadear a rinite", diz o médico.
A primeira dica é tirar cobertores e roupas de frio antes de o frio realmente chegar. Dessa forma, dá tempo de lavá-los bem e deixá-los secando ao sol, o que reduz o pó e os ácaros. Outra questão importante é procurar um médico para recorrer a algum tratamento profilático, ou seja, evitar que a rinite apareça e, caso isso ocorra, discutir com ele as melhores alternativas para cuidar do caso.
Assista também: