Namoros e casamentos podem trazer uma armadilha emocional para muita gente. Embora a maioria ache incrível amar e ser amado, desenvolver laços emocionais íntimos com alguém nos torna mais vulneráveis, não só pelas opiniões e sentimentos do nosso parceiro, mas também porque a gente pode ser contagiado pelo mau humor do outro.
Quando é um colega ou amigo que está de mau humor a situação é mais fácil. Mas quando se trata da pessoa com quem você divide o mesmo teto ou com quem divide a sua vida afetiva, isso pode ficar mais difícil.
Como não se deixar contagiar pelo mau humor da pessoa com quem você se relaciona? Veja alguns pontos para levar em conta:
- Identifique e compreenda as suas reações típicas ao mau humor da outra pessoa, e lembre-se que o humor pode ser “contagioso”.
- Assuma o controle das suas emoções. Você precisa ter consciência de que seus estados emocionais não devem depender da outra pessoa.
- Apoie o outro, mas mantenha o bom senso. Dê espaço para que a outra pessoa possa se expressar livremente, sem medo de ser julgada ou interrompida.
- E lembre-se: respeite os seus limites. Muitas vezes, você nem é responsável pelo seu próprio humor, que pode variar em função dos outros, então é preciso levar tudo isso em consideração.
- Os estados de humor são temporários e é fundamental que a gente limite esse efeito “contágio” do humor da parceira ou do parceiro.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr