Seguidor quer saber como o corpo se organiza para a ereção no momento da excitação
Redação Publicado em 21/11/2022, às 18h00
“Doutor, como o nosso pênis sabe a hora de endurecer para o ato sexual?”
Quem manda no processo de ereção é a nossa cabeça. O cérebro é o responsável por, de alguma forma, perceber o estímulo (uma manifestação do sistema nervoso autônomo). Isso não passa pela nossa consciência e, sem que percebamos, a ereção acontece.
O estímulo pode ser um pensamento, uma ideia, uma imagem, um vídeo, um toque ou um momento de intimidade com a parceria, por exemplo. Esse estímulo irá provocar uma resposta que sairá do pênis, chegará ao cérebro e voltará ao pênis, causando uma vasodilatação, o que resultará na ereção. Tudo isso acontece muito rapidamente e de maneira involuntária, ou seja, o homem não tem nenhum controle sobre.
Confira:
Existem alguns momentos em que as ereções podem chegar sem avisar e sem o homem estar preparado. Nesse caso, elas são chamadas de ereções espontâneas e fazem parte de um processo natural e fisiológico. Veja só:
Sim! Durante a noite a maior parte dos homens tem de três a quatro ereções. Elas chegam espontaneamente ao longo de uma fase do sono conhecida como REM, período no qual a pessoa sonha e, em geral, podem ter relação com algum estímulo ou sonho erótico. É nesse momento que acontecem processos fisiológicos no corpo, levando à ereção. Com isso, da mesma maneira que ela acontece de forma espontânea, alguns minutos depois o pênis volta ao normal.
Acordar com uma ereção também é absolutamente normal. Existem duas explicações para esse fenômeno:
Veja também:
Facilitadores de ereção podem causar câncer de próstata?
Perdi a ereção no meio do sexo; tem risco de gravidez?
Meu pênis não fica ereto no sexo oral; o que fazer?
4 curiosidades sobre o pênis