É difícil traçar esse parâmetro porque as pessoas são diferentes
Dr. Jairo Bouer Publicado em 21/10/2024, às 14h00
Como saber se eu sou viciado em sexo? Qual a quantidade diária normal?
Olha, é difícil a gente traçar um parâmetro porque as pessoas são diferentes. Então o que pode ser normal para mim, pode não ser para você, e o que pode ser demais para você pode não ser para mim.
Como podemos, então, traçar esse limite, ou seja, como a gente sabe se uma pessoa é dependente de sexo? Da mesma maneira que a gente avalia algumas outras formas de dependência: a partir dos impactos de determinado comportamento, ou uso de uma substância, por exemplo, podem ter na nossa rotina, nos nossos hábitos, nas nossas relações pessoais e na relação com trabalho ou estudo.
Assim, alguém que é dependente de uma substância ou de sexo pode ter dificuldades de relacionamento social, dificuldades afetivas ou com seu parceiro, pode ter questões familiares, pode ter uma piora no desempenho no trabalho ou na escola, e pode ter um empobrecimento de suas outras atividades em função do sexo.
Em resumo, não existe uma quantidade diária considerada normal. O que deve ser avaliado é o impacto que o pensar em sexo ou fazer sexo pode ter na sua vida. Se isso estiver te incomodando, e se você perceber que é o desejo que te controla (e não você quem controla o seu desejo), talvez seja uma boa ideia conversar com um profissional de saúde mental.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
Se masturbar demais pode prejudicar a ereção?
Personalidade propensa ao vício: isso existe?
Consigo ter relações sexuais quantas vezes eu quiser; é normal?
“Vício” em sexo é relacionado a níveis elevados de "hormônio do amor"