Um novo estudo da Mayo Clinic, nos EUA, descobriu que pessoas socialmente isoladas têm maior probabilidade de apresentar uma idade biológica maior do que a sua idade real.
A conexão social é algo fundamental para a saúde e a longevidade, e que ser abordada como determinante social da saúde.
Para investigar o papel do contato social no envelhecimento biológico, os pesquisadores analisaram uma escala de contatos sociais e um eletrocardiograma com inteligência artificial que estimava a idade biológica dos participantes.
Os resultados desse exame foram comparados com a idade cronológica, ou seja, a idade real dos participantes, e um total de 280 mil adultos foram atendidos.
Os participantes que apresentaram uma pontuação mais alta no índice de relações sociais tiveram uma menor diferença entre a idade cronológica e a idade biológica. Isso se manteve verdadeiro em todos os grupos de gênero e idade.
Isso mostra para gente a importância da rede social na nossa vida, saúde mental e física.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr