Redação Publicado em 17/10/2021, às 10h00
“Doutor, estou com um corrimento. Ele cheira um pouco estranho e eu ainda não menstruei e nem fiz sexo. Tenho apenas 14 anos. Devo ir ao ginecologista?”
Essa é uma dúvida muito importante porque mostra que, muitas vezes, as meninas podem ter corrimentos e infecções na vagina mesmo sem terem iniciado a vida sexual ou menstruado. Mas por que isso acontece?
O corpo abriga uma série de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus, que podem ganhar força e espaço, provocando uma infecção ou corrimento.
Em casos como esse, é importante procurar a ajuda de ginecologistas para um diagnóstico adequado e para que sejam dadas as orientações necessárias para tratar o corrimento.
@jairobouer "CHEIRO RUIM NA PPK E VERGONHA" 🚨 #jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##c#uriosidade
♬ som original - jairobouer
Toda mulher tem lubrificação vaginal diariamente e isso pode variar de mulher para mulher, de dia para dia e também depender das diversas fases do ciclo menstrual – no período fértil, por exemplo, ela aparece em maiores quantidades.
Normalmente, a lubrificação apresenta um aspecto parecido com clara de ovo e uma aparência límpida, transparente, incolor, sem cheiro e que não provoca nenhum desconforto ou coceira. Esse tipo de secreção é natural e faz parte do funcionamento normal do corpo feminino.
Confira:
Entretanto, em algumas fases da vida da mulher, essa lubrificação vaginal natural pode, eventualmente, passar a apresentar algumas alterações que acabam caracterizando o que chamamos de corrimento. São elas:
Tudo isso sinaliza que algo pode não estar funcionando como deveria. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda ginecológica.
Conheça algumas dicas simples que podem ajudar a evitar o corrimento:
Veja também: