Doutor Jairo
Assista » Saúde feminina

Corrimento escuro: o que pode ser?

Ela estava tomando pílula regularmente, mas mudou para a injeção - iStock
Ela estava tomando pílula regularmente, mas mudou para a injeção - iStock

Doutor, eu tive uma relação desprotegida há umas duas semanas. Eu tinha tomado a injeção anticoncepcional na quarta-feira, e tive a relação na sexta, dois dias depois. Mas antes eu já vinha tomando pílula, e a gente, além disso, usou o coito interrompido. Tive um corrimento meio marrom nessa segunda, o que pode ser?

Olha, você estava tomando pílula regularmente, então fez uma transição e passou a tomar as injeções menais ou trimestrais. Vocês tiveram uma relação sexual e não usaram camisinha, mas você estava protegida do ponto de vista hormonal.

Além disso, vocês fizeram o coito interrompido (tirar na hora de ejacular). É muito pouco provável a possibilidade de uma gravidez indesejada.

Mas o que pode ser esse corrimento marrom? Pode ser pelo próprio efeito da troca do método anticoncepcional. Talvez você tenha tido o que a gente chama de escape de meio de ciclo, ou “spotting”.

Também pode ter acontecido de você ter se machucado um pouco na relação sexual, o que provocou um pequeno sangramento. Esse sangue oxidou, sofreu alguns processos, e por isso ficou com a cor escura.

Ou, ainda, eventualmente você pode ter se exposto a alguma IST (infecção sexualmente transmissível), como vocês fizeram sexo sem proteção. Esse corrimento pode ser causado por essa IST.

Minha recomendação é que, como há muitas hipóteses possíveis e isso está te incomodando, que você procure seu ginecologista para saber o que está acontecendo e ter as melhores orientações possíveis.

@jairobouer "Saindo marrom" 🟫 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#saúde#comportamento#relacionamento#gravidez♬ som original - jairobouer
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr