Corrimento escuro: o que pode ser?

Seguidora diz que teve relação desprotegida após tomar injeção anticoncepcional

Dr. Jairo Bouer Publicado em 17/09/2024, às 18h00

Ela estava tomando pílula regularmente, mas mudou para a injeção - iStock

Doutor, eu tive uma relação desprotegida há umas duas semanas. Eu tinha tomado a injeção anticoncepcional na quarta-feira, e tive a relação na sexta, dois dias depois. Mas antes eu já vinha tomando pílula, e a gente, além disso, usou o coito interrompido. Tive um corrimento meio marrom nessa segunda, o que pode ser?

Olha, você estava tomando pílula regularmente, então fez uma transição e passou a tomar as injeções menais ou trimestrais. Vocês tiveram uma relação sexual e não usaram camisinha, mas você estava protegida do ponto de vista hormonal.

Além disso, vocês fizeram o coito interrompido (tirar na hora de ejacular). É muito pouco provável a possibilidade de uma gravidez indesejada.

Mas o que pode ser esse corrimento marrom? Pode ser pelo próprio efeito da troca do método anticoncepcional. Talvez você tenha tido o que a gente chama de escape de meio de ciclo, ou “spotting”.

Também pode ter acontecido de você ter se machucado um pouco na relação sexual, o que provocou um pequeno sangramento. Esse sangue oxidou, sofreu alguns processos, e por isso ficou com a cor escura.

Ou, ainda, eventualmente você pode ter se exposto a alguma IST (infecção sexualmente transmissível), como vocês fizeram sexo sem proteção. Esse corrimento pode ser causado por essa IST.

Minha recomendação é que, como há muitas hipóteses possíveis e isso está te incomodando, que você procure seu ginecologista para saber o que está acontecendo e ter as melhores orientações possíveis.

contraceptivo corrimento IST pílula injeção marrom escuro

Leia também

Tem risco de engravidar com injeção anticoncepcional?


Por que não dá para confiar só no coito interrompido?


Menstruação atrasou e veio escura, devemos nos preocupar?


A menstruação chegou antes e com coloração marrom; o que fazer?