Redação Publicado em 24/02/2022, às 18h00
“Doutor, você acha possível fumar apenas um ou dois cigarros por dia pelo resto da vida sem me fazer mal? Claro que, tudo isso, sem aumentar a quantidade diária.”
É muito complicado dizer que uma pessoa conseguirá fumar um único – ou dois – cigarro todos os dias durante toda a sua vida. Mas por que é difícil manter esse padrão?
O cigarro é composto por uma série de substâncias e, entre elas, a nicotina, que leva à dependência. Ela é uma droga que tem ação no sistema nervoso central e com um potencial de deixar o indivíduo dependente semelhante ao da cocaína.
Assim, é muito difícil alguém fumar um cigarro e não ter vontade de fumar outro. Normalmente, após o contato com o tabaco, o organismo começa a “sentir falta” da nicotina por uma questão de modulação de neurotransmissores e a pessoa acaba tendo vontade de fumar mais.
Via de regra, é comum observar indivíduos que começam fumando um ou dois cigarros por dia e, com o tempo, progridem para um uso maior.
Outra coisa que pode acontecer é a pessoa fumar um ou dois cigarros por muitos anos e, de repente, enfrentar uma fase mais difícil na vida e acabar buscando no tabagismo um “escape”, tendo um aumento progressivo do cigarro.
Confira:
É muito complicado para uma pessoa que está usando meio, um ou dois maços por dia, conseguir parar.Não é incomum que muitos indivíduos passem anos tentando largar esse hábito. Quanto mais cedo o consumo começa, mais difícil é fazer essa interrupção.
Tem pessoas que fumam um ou dois cigarros a vida toda? Sim, mas essa não é a regra, porque a nicotina acaba provocando um padrão de dependência e o indivíduo usa cada vez mais cigarros para obter as sensações que busca: relaxamento, conforto, concentração, foco, entre outras.
Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.
Portanto, conseguir ficar sem o cigarro é o melhor dos mundos. Se interromper esse hábito sozinho for uma tarefa muito difícil, a recomendação é procurar ajuda especializada.