Com a epidemia da dengue que estamos vivendo, muita gente se pergunta se a doença pode ser transmitida por via sexual. E a resposta é “eventualmente, sim”.
Alguns pesquisadores descrevem casos de pessoas que provavelmente se infectaram por via sexual. São pessoas que não estavam em áreas de incidência de dengue, relacionaram-se sexualmente com pessoas que estiveram em áreas de exposição, tiveram a doença e, possivelmente transmitiram a doença para o seu contato sexual.
É raro e, do ponto de vista de saúde pública, chega a ser desprezível quando a gente compara com a principal forma de transmissão, que é a picada do mosquito Aedes aegypti. Essa sim é a forma majoritária, a mais importante de transmissão da dengue. Daí a importância de evitarmos a exposição ao mosquito e tomarmos todos os cuidados para evitar a proliferação desse mosquito.
Este conteúdo é uma parceria com BNews.
View this post on Instagram
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr