Doutor Jairo
Assista » Sintomas

Dengue: por que é importante não se automedicar

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e prostração - iStock
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e prostração - iStock

Os principais sintomas da dengue são febre alta que surge de uma hora para outra, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares ou nas articulações, ou, ainda, dor atrás dos olhos.

Se os sintomas não passarem em alguns dias ou ficarem muito intensos, é fundamental buscar orientação e suporte. Sinais de sangramento também merecem atenção médica imediata.

Não se automedique

Alguns tipos de testes de farmácia ou de laboratório podem ser feitos para confirmar o diagnóstico.

É também importante lembrar que você não deve se automedicar, já que alguns anti-inflamatórios e remédios à base de ácido acetilsalicílico podem facilitar uma hemorragia.

Antes de tomar qualquer medicamento, consulte sempre um médico.

Este conteúdo é uma parceria com Estadão e Exposis. 

@estadao

CONTEÚDO PATROCINADO por Exposis | Os principais sintomas da dengue são febre alta que surge de uma hora para outra, associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares ou articulares ou, ainda, dor atrás dos olhos. Se os sintomas não passarem em alguns dias ou ficarem muito intensos, é importante buscar orientação e suporte. Sinais de sangramento também merecem atenção médica imediata. Alguns tipos de teste de farmácia ou laboratório podem ser feitos para confirmar o diagnóstico. É também importante lembrar que você não deve se automedicar, já que alguns anti-inflamatórios e remédios à base de ácido acetil -salicílico podem facilitar uma hemorragia. Antes de tomar qualquer medicamento, consulte um médico.

♬ som original - Estadão
Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr